Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Suazo se aposenta e Monterrey imortaliza camisa do chileno

Ex-atacante pendurou as chuteiras após desentendimentos no Colo-Colo

Humberto Suazo pelo Monterrey (Foto: Divulgação)
Escrito por

Um dos principais jogadores do Chile dos últimos anos, o atacante Humberto Suazo, que fez história principalmente com a camisa do Monterrey, do México, anunciou sua aposentadoria. O agora ex-atacante, de 34 anos, pendurou suas chuteiras depois de defender o Colo-Colo no último ano, mas sem ter conseguido render o mesmo de sua primeira passagem pelo clube. Já o seu antigo time mexicano anunciou que vai imortalizar a camisa 26.

Seus últimos momentos como jogador não foram tão gloriosos. Suazo rompeu com o Colo-Colo em outubro, depois de ter discutido com Pedro Reyes, auxiliar do treinador José Luis Sierra, ex-jogador do São Paulo. Ele acabou sendo afastado, e agora pede uma indenização de 800 milhões de pesos chilenos (R$ 4,4 milhões).

Depois do adeus conturbado, Suazo chegou a embarcar para o México em busca de um novo clube, mas não conseguiu. Também teria chegado a negociar com a LDU para a disputa da Copa Libertadores. Mas não houve acordo, e o seu agente, Fernando Felicevich, acabou confirmando sua aposentadoria.

Humberto Suazo pelo Colo-Colo (Foto: Divulgação)

Logo depois do anúncio de sua retirada, o Monterrey publicou uma nota homenageando o seu ídolo, e anunciou que vai aposentar a camisa 26, que Suazo usou entre 2007 e 2014, com uma breve pausa em 2010, quando foi emprestado para o Zaragoza. Pelo time, conquistou dois Campeonatos Mexicanos e três Ligas dos Campeões da Concacaf.

Revelado pelas categorias de base da Universidad Católica, Suazo profissionalizou-se pelo Ñublense em 2000, e rodou por outros clubes até se destacar pelo pequeno San Luis Quillota, da Terceira Divisão do Chile. Chamou a atenção do Audax Italiano. Lá, sofreu uma grave lesão, mas foi bem e se transferiu para o Colo-Colo pela primeira vez.

No gigante de Santiago ficou entre 2006 e 2007, e ganhou três vezes o Campeonato Chileno. Também em 2006 começou a ser chamado para a seleção chilena, e no ano seguinte foi para o Monterrey. Sua única experiência na Europa foi em 2010, ficando por apenas um semestre emprestado ao Zaragoza. Voltou em 2015 ao Colo-Colo até brigar com os seus treinadores.

Defendeu a Roja até 2013, e com 60 partidas, marcou 21 gols. É o oitavo maior artilheiro da história da seleção chilena.