Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santa Fe e Luqueño lutam por vaga na final da Sul-Americana

Na ida, em Em Assunção, os paraguaios do Sportivo Luqueño ficaram no 1 a 1 contra os colombianos, que agora jogam em casa e levam ligeira vantagem

Sportivo Luqueno eliminou o Atlético-PR e agora tenta dobrar o Santa Fe, um dos grandes da Colômbia (foto:AFP)
Escrito por



Independiente Santa Fe, um dos grandes do futebol colombiano, e Sportivo Luqueño, tradicional clube paraguaio, disputam nesta quarta-feira, às 21h, no El Campín, em Bogotá, uma vaga para final da Copa Sul-Americana-2015. No jogo de ida, em Assunção, deu empate, 1 a 1. Com isso, quem vencer, vai para a decisão. Empate em 0 a 0 garantirá o time da casa; igualdade em 1 a 1 fará o vencedor ser conhecido nos pênaltis e qualquer resultado de empate a partir de 2 a 2 classificará o Luqueño.  

O outro finalista será conhecido nesta quinta-feira,  quando os argentinos Huracán e River Plate se enfrentam na segunda partida (deu Huracán 1 a 0 na ida). 

Enquanto o Luqueño vem focado quase que exclusivamente na Sul-Americana pois nada almeja no Campeonato Paraguaio (restam duas rodadas e o Olimpia está a um empate do título), o Santa Fe viveu uma série de decisões nos últimos dias. Na semana passada, perdeu para o Junior de Barranquilla a final da Copa Colômbia. No domingo passado, conseguiu arrancar a classificação para o mata-mata do Campeonato Colombiano (voltará a enfrentar o Junior nas quartas de final, que começará no próximo fim de semana). Mesmo temendo o cansaço, o treinador Gerardo  Pelusso escalará força máxima.
- Trata-se de uma chance única e queremos ir para esta final a qualquer custo - disse Pelusso, que tem dúvida no meio de campo (Salazar e Pérez brigam por uma vaga) e sobre quem será o companheiro de ataque do astro Morelo (que não marca há 11 partidas). Quinõnez e Arrechia brigam pela posição.

O jogo é considerado tão importante no Santa Fe que até mesmo o presidente do clube, Cesar Pastrana, deu coletiva:

- Esta competição é o nosso foco e vivemos o sonho de chegar à final. Temos um bom time e senti que todos assimilaram que o futebol se vive de paradoxos do futebol. No meio da semana passada jogamos bem e ganhamos do Junior, mas  perdemos o título da Copa. No domingo, não fomos tão bem e perdemos o nosso jogo, mas ainda assim nos classificamos para a fase decisiva do Colombiano e estamos convidados para a festa da Liga Nacional. Quero ser convidado para a festa da competição sul-americana.

Embora vá muito mal no paraguaio (é vice-lanterna), o Luqueño vem fazendo a sua melhor campanha em competição internacional na história, com com cinco vitórias, três empates e uma única derrota, para o Atlético Paranaense. O time está em Bogotá desde a segunda-feira e está definido pelo treinador Eduardo Rivera, que mantém a base e contará com a volta do goleiro Arnaldo Giménez, preservado nos últimos dias. O desfalque será o zagueiro Leguizámon, suspenso.

Destaque do setor de criação do Luqueño, o volante Mino, embora considere que há duas vantagens importantes para o rival - a altitude de Bogotá (2.650m)  e o fato de o empate em 0 a 0 servir para os colombianos - ele acredita que o time tem tudo para sair da partida com a vaga.

- Sei que não é fácil jogar nas alturas e começando em desvantagem, mas o plantel vai deixar tudo em campo para chegar na final e tenho a certeza de que chegaremos aos gols - disse.


FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE SANTA FE (COL) X SPORTIVO LUQUEÑO

Semifinal da Copa Sul Americana:  jogo de volta
Data e hora: 25/11/2015 - 22h (de Brasília)
LOCAL: El Campín, em Bogotá (COL)
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Auxiliares:  Francisco Mondria e Carlos Astroza, ambos do Chile

Santa Fe: Zapata - Anchico, Mina, Francesco Meza e Balanta; Roa,  Gordillo, Omar Pérez (Salazar) e Seijas; Morelo e  Quinóñez (Arrechea). Técnico: Gerardo Pelusso.

Sportivo Luqueño: Giménez; Juan Escobar, Aldama, Enrique Meza e Báez; Jorge Núñez, Miño, Godoy e David Mendieta;  Salinas  e Di Vanni. Técnico: Eduardo Rivera