Apesar de anos recentes com muitos brasileiros atuando na Ligue 1, como Nenê, Maxwell, Neymar, Thiago Silva e outros, a elite francesa terá, por enquanto, apenas dez "brazucas" envolvidos para essa temporada. Além disso, só oito dos 18 times da primeira divisão francesa possuem, ao menos, um brasileiro no elenco.
A estatística chama atenção, principalmente se comparada com dois anos atrás. Na temporada 2022/23, a Ligue 1 tinha 21 atletas brasileiros. A queda brusca ocorreu justamente em 2023/24, quando dez deixaram o futebol francês. Atualmente, o PSG e o Monaco são os clubes com brazucas no elenco, com dois em cada. Enquanto isso, Olympique de Marselha, Lille, Lorient, Lyon, Nice e Paris FC têm um cada. Nesta janela de transferências, dois brasileiros foram contratados: Igor Paixão, que deixou o Feyenoord e acertou com o Marselha, e o zagueiro Otávio, que saiu do Porto para o recém-promovido Paris.
Brasileiros na disputa da Ligue 1 2025/26
PSG: Marquinhos (Zagueiro, 31 anos) e Lucas Beraldo (Zagueiro, 21 anos)
Monaco: Vanderson (Lateral-direito, 24 anos) e Caio Henrique (Lateral-esquerdo, 28 anos)
Olympique de Marselha: Igor Paixão (Atacante, 25 anos)
Lille: Alexsandro Ribeiro (Zagueiro, 26 anos)
Lorient: Igor Silva (Lateral-direito, 28 anos)
Lyon: Abner (Lateral-esquerdo, 25 anos)
Nice: Dante (Zagueiro, 41 anos)
Paris FC: Otávio (Zagueiro, 23 anos)
Início da Ligue 1
A Ligue 1 terá sua abertura de temporada nesta sexta-feira (15), com o duelo entre Rennes e Olympique de Marselha. No sábado (16), o Lyon joga contra o Lens, fora de casa, enquanto o Monaco recebe o Le Havre. O PSG fechará a primeira rodada no domingo (17), quando encara o Nantes.
📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.