Em um dia em que todas as atenções dos fãs de futebol ao redor do mundo estavam voltadas para a final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, o sábado (29) também foi marcado por mais uma rodada do melhor futebol do mundo pelos confrontos das principais equipes do continente europeu. A seguir, o Lance! destaca os melhores momentos de cada uma das cinco principais ligas europeias.

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

1️⃣ Premier League ⚪🔴

A 13ª rodada da Premier League — considerada a principal liga nacional do mundo — registrou intensa movimentação neste sábado, com cinco partidas, três delas iniciadas às 12h (de Brasília). Sob seus domínios, o Brentford venceu o Burnley por 3 a 1, em confronto no qual todos os quatro gols foram anotados a partir dos 35 minutos do segundo tempo. O brasileiro Igor Thiago marcou dois tentos decisivos: abriu o placar e recolocou o time da casa em vantagem. Agora, são 11 gols na temporada para o centroavante de 24 anos.

O Sunderland venceu o Bournemouth por 3 a 2 no Stadium of Light e segue realizando campanha surpreendente para uma equipe recém-promovida à elite do futebol inglês. Após sofrer dois gols nos primeiros 15 minutos, marcados por Amine Adli e Tyler Adams, os Black Cats reagiram ainda na etapa inicial com pênalti convertido por Enzo Le Fée e completaram o empate e a virada no segundo tempo graças aos gols de Bertrand Traoré e Brian Brobbey, que saiu do banco para definir a vitória.

O principal duelo da rodada britânica ocorreu simultaneamente aos últimos jogos citados e foi mais emocionante do que muitos previam. No Etihad Stadium, o Manchester City precisou de Phil Foden para carimbar o resultado por 3 a 2 diante do Leeds United: o inglês marcou no primeiro minuto e nos acréscimos, responsável pelo primeiro e pelo terceiro gols da equipe dirigida por Pep Guardiola. Após o favorito abrir 2 a 0, os Peacocks conseguiram empatar na segunda etapa (Dominic Calvert-Lewin e Lukas Nmecha), mas a partida foi decidida em um chute de esquerda do camisa 47 da entrada da área.

Resumão do Lance!: Phil Foden, do Manchester City, comemora o terceiro gol da equipe contra o Leeds United, no Etihad Stadium (Foto: Oli Scarff/AFP)

Às 14h30 (de Brasília), todas as atenções do país se voltaram para Everton e Newcastle, no Hill Dickinson Stadium, duelo entre duas equipes da parte intermediária da tabela. Os Magpies aplicaram uma goleada por 4 a 1 ao demonstrarem superior eficácia nas oportunidades criadas, incluindo dois gols do zagueiro Malick Thiaw. Kiernan Dewsbury-Hall descontou para os Toffees.

A grande surpresa da rodada foi a vitória do Fulham por 2 a 1 sobre o Tottenham, fora de casa, no clássico londrino disputado às 17h (de Brasília). Os Cottagers abriram o placar aos quatro minutos e ampliaram aos seis, com gols de Kenny Tete e Harry Wilson, respectivamente. A equipe suportou a pressão dos Spurs ao longo de toda a partida e concedeu apenas um gol, marcado por Mohamed Kudus aos 14 minutos do segundo tempo, assegurando o triunfo e ganhando fôlego na luta contra a zona de rebaixamento.

2️⃣ La Liga 🔴🟡

A La Liga também teve sábado movimentado, com quatro partidas pela 14ª rodada, a começar às 10h (de Brasília), quando Mallorca e Osasuna empataram por 2 a 2 em duelo cujos gols saíram todos no segundo tempo, incluindo o tento de igualdade marcado por Flavien Boyomo nos acréscimos após revisão do VAR.

O principal jogo da rodada foi o segundo da programação, naturalmente o que mais atrairia atenção: o duelo do Barcelona. A equipe comandada por Hansi Flick confirmou o favoritismo e venceu o Alavés por 3 a 1 no Camp Nou, embora enfrente certa resistência. Com Raphinha entre os titulares, o Barça saiu atrás logo no primeiro minuto, com gol de Paulo Ibáñez. O empato veio aos oito, com Lamine Yamal, e virada aos 26', com Dani Olmo, que também ampliou nos minutos finais para o clube dormir na liderança provisória, enquanto o Real Madrid ainda não entrou em campo. Os Merengues atuam neste domingo (30), contra o Girona, às 17h (de Brasília).

Resumão do Lance!: Lamine Yamal, do Barcelona, comemora seu gol contra o Deportivo Alavés, no Camp Nou (Foto: Josep Lago/AFP)

Às 14h30 (de Brasília), o Athletic Bilbao confirmou o favoritismo e venceu o Levante, fora de casa, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Robert Navarro aos três minutos, e o outro de Nico Williams aos 44'. E para encerrar o dia, às 17h (de Brasília), em mais um confronto entre equipes da parte superior e inferior da tabela, o Atlético de Madrid venceu o Real Oviedo por 2 a 0, com dois gols de Alexander Sørloth, aos 16' e aos 26' da primeira etapa.

3️⃣ Serie A 🟢⚪🔴

A Série A italiana contou com quatro partidas neste sábado, sendo duas iniciadas às 11h (de Brasília). O Genoa venceu em casa o Hellas Verona por 2 a 1, enquanto a Udinese derrotou o Parma por 2 a 0 fora de casa.

As duas partidas principais ocorreram à tarde. Primeiro, às 14h (de Brasília), a Juventus venceu o Cagliari por 2 a 1, com dois gols de Kenan Yildiz no primeiro tempo — promessa e camisa 10 dos Bianconeri — resultado que deixa a Velha Senhora na sétima posição. Em seguida, às 16h45, Rafael Leão marcou o gol do triunfo do Milan sobre a Lazio, o que mantém o clube rossonero na liderança provisória, posição que pode mudar amanhã com os jogos de Inter de Milão e Napoli.

Resumão do Lance!: Kenan Yildiz, da Juventus, comemora o primeiro gol contra o Cagliari, no Allianz Stadium (Foto: Marco Bertorello/AFP)

4️⃣ Bundesliga ⚫🔴🟡

Na Bundesliga, assim como na Inglaterra, foram disputadas cinco partidas neste sábado, com destaque para duas delas. A primeira, às 11h30 (de Brasília), foi surpreendente: o Heidenheim venceu o Union Berlin, fora de casa por 2 a 1, em virada anotada nos acréscimos da segunda etapa.

No mesmo horário, o Bayern de Munique confirmou seu favoritismo para se manter cada vez mais na liderança da tabela, vencendo o St. Pauli por 3 a 1, embora tenha sofrido mais do que o esperado. O placar permaneceu empatado até os acréscimos, quando a equipe marcou dois gols, com Luis Díaz e Nicholas Jackson, ambos nos minutos finais do segundo tempo.

O terceiro jogo no mesmo horário terminou em empate simples entre Werder Bremen e Köln por 1 a 1, com o gol de igualdade marcado nos acréscimos. Para encerrar a rodada das 11h30, o Hoffenheim venceu o Augsburg por 3 a 0, em casa, com facilidade. O único jogo do restante do dia ocorreu às 14h30 (de Brasília) e talvez tenha sido o mais aguardado da rodada: Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund, na BayArena, com vitória dos aurinegros por 2 a 1, em duelo marcado pela perseguição ao líder Bayern.

Aaron Anselmino, do Borussia Dortmund, comemora o gol que abriu o placar contra o Bayer Leverkusen (Foto: Ina Fassbender/AFP)

5️⃣ Ligue 1 🔵⚪🔴

Talvez a maior surpresa da rodada tenha ocorrido na Ligue 1, com a vitória do Monaco por 1 a 0 sobre o PSG, definida pelo gol de Takumi Minamino aos 68 minutos. Os mandantes ainda ficaram com um jogador a menos aos 80, após Thilo Kehrer ser expulso, mas conseguiram sustentar o resultado, que mantém os atuais campeões na liderança e coloca o vencedor do duelo na sexta posição.

Se a partida mais interessante do dia começou cedo, às 13h (de Brasília), os outros dois jogos resultaram em empates que pouco alteraram a situação da tabela. Às 15h (de Brasília), Paris e Auxerre ficaram no 1 a 1, enquanto o Olympique de Marselha desperdiçou a chance de assumir a liderança, às 17h (de Brasília), ao empatar em casa com o Toulouse por 2 a 2, com direito a gol do brasileiro Igor Paixão para os mandantes.

📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

Resumão do Lance!: Igor Paixão comemora seu gol com Timothy Weah, enquanto Dayann Methalie observa, durante a partida da Ligue 1, no Stade Vélodrome (Foto: Alex Martin/AFP)
Siga o Lance! no Google News