Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Portugal: líder Porto vence a abre seis pontos de vantagem para o Benfica

Gol de Mbemba no início da partida define o 1 a 0 dos portistas sobre o Paços de Ferreira. Triunfo amplia a diferença na tabela e põe fim a um jejum que durava desde 2014

Porto vence mais uma e está cada vez mais perto do título português  (JOSE COELHO/AFP/Arquivo)
Escrito por

O Porto deu um passo gigantesco para tornar-se campeão português. Na tarde desta segunda-feira, o time, jogando fora de casa, derrotou o Paços de Ferreira por 1 a 0, gol de Mbemba aos sete minutos do primeiro tempo. O resultado levou o time portista aos 70 pontos, contra 64 do Benfica, que mais cedo foi derrotado pelo Marítimo por 2 a 0. Restam cinco rodadas para o término da competição. O Sporting, que joga nesta quarta-feira, contra o Gil Vicente, é o terceiro, com 52 pontos.


Porto e Benfica jogarão três partidas em casa e duas fora nas rodadas que restam. Caso os portistas  vençam os seus três jogos como mandante (Belenenses, Sporting e Moreirense) será o campeão.

O jogo

Como normalmente ocorre, o jogo na cidade de Paços de Ferreira, foi muito duro para os portistas, que desde 2014 não venciam e nem faziam gol na casa do time local (Estádio da Mata Real) . Para alegria dos visitantes, Mbemba, logo aos sete minutos, fez 1 a 0, escorando escanteio cobrado pelo brasileiro Allex Telles que Pepe tentou a cabeçada e a bola sobrou para o congolês chutar para as redes.

O tento fez o time jogar e forma muito cautelosa daí para frente, a ponto do Paços ter finalizado muito mais do que o titã português (9 a 5), dar trabalho para o goleiro portista Marchesin  e praticamente ter a mesma posse de bola (49% contra 51% do Porto).

Na reta final, o Porto se fechou e contou com atuação segura do zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe, que comandou a defesa portista, para alegria de dezenas de torcedores de uma facção do Porto, que foram num ônibus fretado e ficou do lado de fora prestigiando a equipe (a partida foi realizada com os portões fechados e com todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação da Covid-19).

A derrota manteve o Paços de Ferreira com 31 pontos, ainda a perigo, com sete pontos de frente para a zona de rebaixamento.