Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pela primeira vez, três estrangeiros dividem artilharia da Premier League

Africanos dominam o posto de maiores artilheiros do Campeonato Inglês. Salah, Mané e Aubameyang dividem a Chuteira de Ouro da competição

Trio africano teve temporada goleadora na Premier League. Montagem
Escrito por

O Manchester City goleou o Brighton por 4 a 1 e confirmou o bicampeonato da Premier League. Mas a temporada 2018/19 ficará marcada também por um feito inédito. A artilharia da competição foi dividida entre três estrangeiros e todos eles africanos. O egípcio Mohamed Salah, o senegalês Sadio Mané, ambos do Liverpool e Pierre Aubameyang, do Arsenal terminaram a competição com 22 gols cada.

Após o apito final em Anfield, a dupla do Liverpool posou para fotos segurando a chuteira de ouro. Essa foi a segunda vez que Mohamed Salah foi o artilheiro da competição. Na temporada passada, o egípcio anotou 32 gols e ganhou o prêmio de forma isolada. Outro africano que já conquistou o posto de máximo goleador do Campeonato Inglês foi Didier Drogba. O marfinense foi o líder no quesito em 2006/07 e 2009/10.

Com Harry Kane machucado (o camisa 10 do Tottenham disputou 28 das 38 rodadas e perdeu a reta final da competição) e estacionado nos 17 gols, quem chegou mais perto do trio africano foi o argentino Sergio Aguero (Manchester City), que fez 21. Outro inglês entre os maiores goleados da temporada foi Raheem Sterling, que teve temporada atípica e foi vice artilheiro do campeão, com 17 tentos.

A Premier League, disputada desde a temporada 1992/93, já viu um trio dividir a artilharia em outras duas ocasiões e em ambas com ao menos um inglês no topo. Em 1997/98, os ingleses Dion Dublin (Coventry City), Michael Owen (Liverpool) e Chris Sutton (Blackburn Rovers) anotaram 18 gols. Na temporada seguinte, Michael Owen (Liverpool) esteve novamente entre os maiores goleadores e dividiu o posto com o holandês Jimmy Hasselbaink (Leeds) e com o trinitário Dwight Yorke (Manchester United), todos foram às redes 18 vezes também.