Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Novato RB Leipzig vence Dortmund e faz história na Alemanha

No estádio lotado, time faz 1 a 0 no atual vice-campeão com gol no último minuto e é primeiro estreante a vencer seu primeiro jogo em casa na elite desde 2008

RB Leipzig, após empatar na rodada da estreia fora de casa, leva a torcida ao delírio ao derrotar o poderoso Dortmund e conquistar a sua primeira vitória na elite alemã na história (ROBERT MICHAEL / AFP)
Escrito por

O caçula do Campeonato Alemão (foi fundado em 2009), o RB Leipzig ( clube que pertence á empresa Red Bull) conseguiu neste sábado o seu primeiro resultado relevante na elite. Com um gol de Keita no último minuto, concluindo jogada de Burke, o time derrotou em casa por 1 a 0 o poderoso Borussia Dortmund.

Esta foi a primeira vez em oito anos que um time estreante em primeira divisão ganhou um jogo na elite alemã e o resultado foi muito comemorado pelo público que lotou o RB Arena, esgotando todos os 42.558 ingressos colocados á venda. O último tinha sido o Hoffenheim, que em 2008 derrotou o Borussia Mönchengladbach.

O jogo foi equilibrado, sendo que o RB foi um pouco melhor no primeiro tempo e voltou a comandar as ações na reta final, embora tenha levado uma bola na trave em chute de Schurrle. O gol foi obra de dois reservas. Burke, que entrara aos 30 minutos, deu assistência para Keita - que entrara aos 40 minutos - fazer o gol que garantiu uma vitória histórica.

- Isso tudo é ótimo, pois merecemos uma vitória que não veio por acaso e a torcida fez a parte dela, lotando para acompanhar o jogo com o Dortmund. Para a cidade, não tem preço - disse Ralf Rangnick, Diretor de Esportes RB Leipzig logo após a partida.

Com o resultado, o RB manteve a invencibilidade e chegou aos quatro pontos. O Dortmund  - que nas últimas seis edições da Bundesliga ganhou duas e foi vice em três - parou nos três pontos e viu o tetracampeão Bayern de Munique abrir frente na liderança com seis pontos (ao lado do Hertha Berlin).

Uma curiosidade:  embora as iniciais RB lembrem o nome Red Bull, na Alemanha é proibido um time usar o nome de uma empresa e em razão disso, eles criaram um jeitinho, fazendo que o RB do clube signifique RaisenBallsport ( algo como esporte da bola na grama em alemão).

Finlandês marca três para o Leverkusen

Outro grande destaque da rodada foi o atacante Joel Pohjanpalo (se pronuncia Punhapalo) que defende o Bayer Leverkusen. O garoto de 21 anos, que foi destaque do Fortuna Dusseldorf na temporada passada e fizera um gol na rodada de estreia após sair do banco. Voltou a fazer das suas. Jogador da seleção da Finlândia, ele começou no banco mais uma vez na partida contra o Hamburgo, que vencia por 1 a 0 (gol de Shou Wood). Ele entrou na etapa final e marcou três vezes, aos 35, 46 e 49 minutos. A vitória por 3 a 1 garantiu os primeiros pontos do Leverkusen. E Pohjanpalo, que marcou todos os gosl do time no Alemão até o momento saiu ovacionado.

A rodada alemã, que começou nesta sexta-feira com a vitória por 2 a 0 do Bayern de Munique sobre o Schalke 04, na casa do rival,  contou com outros jogos neste sábado.  Freiburg 3x 1Borussia M'Gladbach, Ingolstadt 0x2 Hertha Berlin, Wolfsburg 0x0 Colonia e Darmstasdt 1x0 Eintracht Frankfurt. Neste domingo, dois jogos fecham a segunda rodada: Werder Bremen x Augsburg e Mainz 05 x Hoffenheim.