Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nos pênaltis, Brasil bate o Chile e leva medalha de ouro no Pan 2023

Após chegar ao empate nos minutos finais, Seleção Brasileira supera donos da casa e fica com o lugar mais alto do pódio

Ronald marcou o gol salvador que levou o Brasil à decisão por pênaltis (Foto: Lesley Ribeiro/CBF)
Escrito por

O Brasil conquistou a medalha de ouro no futebol masculino no Pan 2023 ao derrotar o Chile por 4 a 2 na decisão por pênaltis, após o empate por 1 a 1 no tempo normal. Ao superar os donos da casa neste sábado (4), no Estádio Sausalito, em Viña del Mar (CHI), a equipe brasileira ficou com lugar mais alto do pódio dos Jogos Pan-Americanos, assim como fez nas edições de 1963, 1975, 1979 e 1987.

COMO FOI O JOGO

No primeiro tempo, os chilenos foram superiores, mas não aproveitaram as chances, enquanto os brasileiros não chegaram a ameaçar a meta adversária. E coube aos anfitriões abrir o placar através de Maxi Guerrero, aos 42 minutos, levando alegria aos milhares de torcedores compatriotas que lotaram o estádio.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Já etapa final foi praticamente uma repetição da anterior, com o Chile muito ofensivo, obrigando o goleiro Mycael a fazer grandes defesas. Apesar de toda pressão, e sem criar boas oportunidades, a seleção comandada por Ramon Menezes encontrou aos 38 minutos um gol que mudou os rumos do duelo. O volante Ronald aproveitou um bate rebate na área chilena e empatou, levando a decisão para a prorrogação.

Como o placar não foi alterado no tempo extra, a medalha de ouro foi decidida nas cobranças de pênaltis. E quem brilhou mais uma vez foi Mycael. O goleiro defendeu uma cobrança, viu o chileno Montes isolar para fora e depois foi o responsável por bater a quinta penalidade para o Brasil (que teve uma desperdiçada por Figueiredo), garantindo a quinta de medalha de ouro no futebol masculino para o Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos.

E essa foi a segunda vez que o Chile amarga uma derrota na final do futebol no Pan para a Seleção Brasileira, depois da derrota em 1987, em Indianápolis (EUA).