Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Neymar e Mbappé: o arco e a flecha que podem levar o PSG à final

Uma das duplas mais valiosas do mundo, brasileiro e francês terão chance de cravar o nome na história do clube com a Liga dos Campeões

Neymar e Mbappé são fundamentais ao PSG (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Escrito por

Ao chegar na final da Liga dos Campeões da última temporada contra o Bayern de Munique, Neymar e Mbappé estiveram presentes na melhor campanha da história do Paris Saint-Germain na competição desde a sua fundação, em 1970. Pela segunda temporada consecutiva, os dois terão a chance de chegar ao ápice do futebol europeu.

Em 23 de agosto de 2020, o brasileiro e o francês entraram em campo contra os bávaros com a missão de conquistar pela primeira vez o troféu europeu, mas não conseguiram. Apesar da boa partida, foi Robert Lewandowski quem levou o caneco para casa. O "7" e o "10" de Paris, apesar disso, saíram de cabeça erguida devido ao grande desempenho na reta final da Champions (Neymar teve três gols e quatro assistências em sete jogos, enquanto Mbappé marcou cinco vezes e contribuiu com seis passes para tentos em 10 partidas).

Com 84 gols pelo Paris Saint-Germain, Neymar já é o brasileiro com mais tentos pela equipe francesa. Na história geral do clube, o camisa 10 é o sexto maior artilheiro, atrás apenas de Cavani (200), Ibrahimovic (156), Mbappé (127), Pauleta (109) e Di María (88). Além disso, com 50 passes, ele também é o sexto jogador que mais deu assistências pelo PSG, atrás de Di María (107), Pastore (61), Ibrahimovic (60), Mbappé (60) e Verratti (58). 

Do outro lado, é possível ver que nem tudo são flores. Em 2019, Neymar esteve perto de deixar o Paris Saint-Germain. O brasileiro manifestou desejo de retornar ao Barcelona, chegou a ser xingado pelos torcedores, protestos contra seu nome, mas acabou permanecendo. As boas atuações do camisa 10, porém, garantiram de volta o carinho e apoio dos fãs.

Neymar em ação pelo PSG (Foto: DAMIEN MEYER / AFP)

É possível cravar que Neymar já tem seu nome garantido no Hall da Fama do Paris Saint-Germain. Mas o brasileiro quer mais. Antes da partida decisiva contra o Manchester City pela semifinal da Liga dos Campeões, o camisa 10 disse não ligar para o prêmio de Melhor do Mundo da Fifa e garantiu foco apenas em conquistar o troféu da Champions League.

Do outro lado está Mbappé, aos 22 anos, e com um peso enorme nas costas. Principal jogador do Paris na temporada, o francês já soma 37 gols e 10 assistências. É o terceiro maior artilheiro da história do clube (127). E pode, mais uma vez, ser um dos principais nomes de uma conquista histórica.

Mbappé foi o eleito o melhor jovem jogador da Copa do Mundo de 2018 (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

Eleito como o melhor jovem jogador da Copa do Mundo de 2018, Mbappé foi um dos líderes da França, que acabou sendo campeã da competição. Ao lado de Griezmann, o camisa 10 da seleção francesa marcou quatro gols durante a disputa do torneio e foi o mais jovem a marcar numa final desde Pelé, em 1958.

Juntos, os dois terão a difícil missão de encarar um dos melhores times do continente: o Manchester City de Pep Guardiola. Liderados por Kevin De Bruyne, os ingleses também são favoritos à conquista do título mais disputado da Europa. 

Neymar e Mbappé terão a chance de cravarem seus nomes como dois dos maiores ídolos da história da capital francesa. Resta saber se, juntamente aos demais companheiros de equipe, repetirão as grandes atuações contra o Bayern de Munique nas quartas de final do torneio.