Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Missão possível: relembre cinco remontadas históricas do Liverpool no século

Reds precisam reverter desvantagem de três gols contra o Real Madrid na Champions

Wijnaldum celebrando gol pelo Liverpool contra o Barcelona (Foto: AFP)
Escrito por

Nesta quarta-feira, às 17h (horário de Brasília), o Liverpool visita o Real Madrid pelas oitavas de final da UEFA Champions League. Após a derrota por 5 a 2 na ida, em casa, os Reds precisam de uma vitória por três gols de diferença para levar o jogo à prorrogação e quatro gols de diferença para se classificar. Parece difícil, mas a equipe inglesa tem um histórico de viradas que pode animar o torcedor. Relembre abaixo cinco remontadas históricas do Liverpool no século XXI.

+ Confira a tabela da UEFA Champions League

5- Liverpool 2x1 Newcastle - Premier League - 31/08/2022

No início da temporada 2022-23, o Liverpool sofreu com tropeços para Fulham e Crystal Palace, além de perder para o rival Manchester United. Precisando dar uma resposta ao seu torcedor, na quinta rodada, recebeu o Newcastle e saiu atrás, com gol de Alexander Isak no primeiro tempo. O brasileiro Roberto Firmino empatou aos 15 da segunda etapa, mas ao que tudo indicava, o empate permaneceria no placar. Porém, aos 53 minutos, o garoto português Fábio Carvalho, que havia completado 20 anos um dia antes, marcou um gol após bate-rebate na área dos Magpies. Carvalho pegou de primeira e a bola tocou no travessão antes de entrar.

4- West Bromwich Albion 1x2 Liverpool - Premier League - 16/05/2021

Na temporada seguinte ao título inédito da Premier League na era moderna, o Liverpool enfrentou momentos de oscilação e chegou na parte final da temporada com poucas esperanças de vaga na UEFA Champions League. Na rodada 36 do Campeonato Inglês, os Reds visitaram o West Bromwich e sofreram um gol de Robson-Kanu. Salah empatou ainda no primeiro tempo, mas o empate deixava a equipe fora da zona de classificação para a principal competição europeia. Já nos acréscimos da segunda metade, após escanteio, veio a instrução de Jürgen Klopp para que Alisson fosse para a área. Mas o desespero virou história. A cobrança de Alexander-Arnold achou o goleiro, que testou firme para a virada e se emocionou na comemoração. No fim do campeonato, os dois pontos a mais fizeram a diferença e levaram o time à edição seguinte da Champions.

Cabeçada certeira de Alisson para vencer a partida contra o West Bromwich (TIM KEETON / POOL / AFP)

3- Liverpool 4x3 Borussia Dortmund - UEFA Europa League - 14/04/2016

Pelas quartas de final da Liga Europa 2015-16, Klopp e o Borussia Dortmund se reencontravam, agora como adversários. Na ida, empate em 1 a 1 na Alemanha. Mas na Inglaterra, o Borussia de Thomas Tuchel dominava a partida. Os aurinegros abriram 3 a 1 no placar e pareciam estar com a vaga já garantida nas semifinais. Pareciam. O Liverpool engatou uma virada com um golaço de Phillipe Coutinho, de fora da área, e Sakho, de cabeça. O empate classificava o Dortmund, por ter marcado mais gols fora de casa. Mas novamente nos acréscimos, o atual capitão dos Reds, James Milner, cruzou na cabeça do zagueiro croata Lovren, que testou e garantiu uma remontada épica em Anfield.

2- Liverpool 4x0 Barcelona - UEFA Champions League - 07/05/2019

Na fase semifinal da Champions de 2019, Barcelona e Liverpool mediram forças. A ida na Catalunha foi um show de Lionel Messi e 3 a 0 no placar para o time espanhol. O cenário da volta era ter que marcar quatro gols e não sofrer nenhum. Logo no começo, Divock Origi tratou de dar esperanças ao torcedor, pegando rebote após linda jogada de Henderson. O time manteve a calma e se segurou até o começo do segundo tempo. Em um espaço de dois minutos, o meia holandês Wijnaldum marcou duas vezes e empatou o agregado. O Liverpool só precisava de mais um gol. E ele veio aos 33 minutos, de uma forma diferente. Alexander-Arnold havia colocado a bola na marca do escanteio, mas estava saindo para Shaqiri realizar a cobrança. Ao perceber a liberdade de Origi na área e a defesa do Barcelona de costas para o lance, o lateral bateu por baixo, rápido, e Origi emendou de primeira para completar uma noite mágica na Inglaterra, carimbando o passaporte para a final da Champions, que também seria vencida pelo Liverpool.

Origi marca o gol da classificação (Foto: Paul ELLIS / AFP)

1- Milan 3x3 Liverpool - UEFA Champions League - 25/05/2005

O Milagre de Istambul. Assim ficou conhecido o encontro entre Milan e Liverpool na final da UEFA Champions League da temporada 2004-05. O dominante time italiano enfrentava um Liverpool em condição de azarão naquela final. A superioridade milanesa era tanta que o primeiro tempo da decisão havia se encerrado em 3 a 0, com show do argentino Hernán Crespo. A torcida dos Reds cantou durante os 15 minutos de intervalo que nunca deixaria o time caminhar sozinho. O apoio surtiu efeito imediato. Aos 9, 11 e 15, o Liverpool buscou uma improvável reação com Gerrard, Smicer e Xavi Alonso, empatando a final. A partir dali, surgiu um novo herói improvável: o goleiro polonês Jerzy Dudek. Até então muito contestado, Dudek apareceu para fazer milagres em oportunidades de Shevchenko no segundo tempo da prorrogação. Os Reds se seguraram e, nos pênaltis, o polonês pegou as cobranças de Pirlo e Shevchenko, garantindo o título do Liverpool. 

Gerrard erguendo o troféu de campeão da Champions League (Foto: FRANCOIS MARIT / AFP)

Para a classificação, o Liverpool precisa fazer pelo menos quatro gols de diferença sobre o Real Madrid. Vencendo por três gols, os ingleses levam o jogo para a prorrogação. O jogo terá início às 17h desta quarta-feira (horário de Brasília).