Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

México desiste de jogar a próxima Copa Libertadores

Federação alega incompatibilidade com nova agenda imposta pela Conmebol ao torneio

(Foto: RONALDO SCHEMIDT/AFP)
Escrito por

A Federação Mexicana de Futebol (FMF) decidiu retirar os representantes mexicanos da próxima Copa Libertadores, informou, nesta terça-feira, a emissora "ESPN" daquele país. O motivo foi a mudança do calendário da competição imposta pela Conmebol para 2017. Ao contrário das edições anteriores, o torneio será disputado ao longo do ano e não até a metade do ano ou até o início do segundo semestre. A entidade nacional alegou incompatibilidade com a agenda do campeonato.

A saída dos clubes mexicanos deve obrigar a Conmebol a alterar a configuração do torneio. Antes da desistência, os 44 representantes dos países estavam distribuídos da seguinte forma: Brasil (sete), Argentina (seis), Colômbia (cinco), Chile (quatro), Equador (três), Paraguai (três), México (três), Bolívia (três), Uruguai (três), Peru (três) e Venezuela (três), além da vaga ao campeão da Copa Sul-Americana.

Os mexicanos disputam a Libertadores desde 1998 e nunca conseguiram ganhar um título. Cruz Azul (2001), Chivas (2010) e Tigres (2015) chegaram a disputar a final, mas foram batidos por Boca Juniors, Internacional e River Plate, respectivamente.

O México distribuiria as três vagas para o campeão da Supercopa Mexicana e para os dois melhores qualificados no Apertura que não se classificassem para a Liga dos Campeões da Concacaf.