6e771dd9-b226-4729-869e-da978b8e27f6_IMG-20250103-WA0000-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
9c365144-0d1d-4a57-a20d-8b1eb8861d41_Nathalia-Gomes-Editora-1-aspect-ratio-1024-1024
Nathalia Gomes
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/09/2025
13:18
Atualizado há 1 minutos
Compartilhar

O Real Madrid venceu a Real Sociedad por 2 a 1, neste sábado (13), pela 4ª rodada de La Liga. Mesmo com um jogador a menos desde o primeiro tempo, os merengues somaram três pontos importantes fora de casa, na Reale Arena, em San Sebastián. Mbappé e Arda Güler marcaram para os Blancos, enquanto Oyarzabal diminuiu para os donos da casa, de pênalti, no segundo tempo.

➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

No ataque, Vini Jr passou em branco, sem participar de nenhum dos gols. O jogador não fez uma partida ruim, mas também não foi grande destaque, já que teve bons lances, criou jogadas, desperdiçou algumas, mas, posteriormente, acabou sendo substituído para o Real Madrid focar em se defender. O brasileiro teve sua atuação ofuscada pela grande perfomance de Mbappé, que fez o primeiro gol e deu assistência para o segundo.

Com o resultado, o Real Madrid mantém o 100% de aproveitamento na competição e lidera o Campeonato Espanhol. A Real Sociedad, por outro lado, segue sem vencer em casa e se aproxima da zona de rebaixamento, ocupando a 17ª posição com apenas dois pontos somados.

Real Sociedad x Real Madrid: como foi o jogo?

O duelo colocava frente a frente equipes em momentos distintos. A Real Sociedad buscava os primeiros três pontos diante de sua torcida para se afastar da parte de baixo da tabela. O Real Madrid, por sua vez, queria manter a liderança e o início perfeito sob o comando de Xabi Alonso.

Logo no início, os visitantes mostraram mais intensidade. Aos 2 minutos, Mbappé disparou em velocidade, atraiu o goleiro e tocou para o meio, onde Arda Güler completou para o gol. Porém, o lance foi anulado por impedimento do francês.

O Real Madrid não diminuiu o ritmo. Pressionando a saída de bola da Sociedad, Vini Jr forçou Elustondo ao erro em passe para Zubeldia. A bola sobrou para Mbappé, que, mais rápido que os defensores Zubeldia e Caleta-Car, invadiu a área e finalizou com categoria para abrir o placar aos 12 minutos.

Mbappé quase ampliou pouco depois. Vini Jr recebeu pela esquerda, trouxe para dentro e lançou o francês, que invadiu a área e chutou colocado. A bola fez a curva, mas carimbou a trave antes de sair, levando perigo ao gol de Álex Remiro.

A Real Sociedad reagia com posse de bola e algumas chegadas perigosas. Em falta cobrada de longa distância, Huijsen tentou surpreender e cabeceou para a área. Éder Militão subiu mais que todo mundo, mas o goleiro Remiro fez grande defesa. Pouco depois, em escanteio, Carvajal desviou na primeira trave, e novamente Militão testou firme, obrigando Remiro a outra intervenção importante.

O equilíbrio do primeiro tempo foi alterado em um contra-ataque rápido dos donos da casa. Oyarzabal recebeu em velocidade e avançava livre quando foi derrubado por Huijsen. O árbitro entendeu que havia clara chance de gol e expulsou o zagueiro do Real Madrid, deixando os visitantes com um a menos ainda na etapa inicial.

Mesmo em desvantagem numérica, o Real Madrid manteve a agressividade. Após nova bola na trave – desta vez com Carvajal – os merengues ampliaram. Em jogada trabalhada, Arda Güler achou Mbappé na esquerda. O francês fez fila sobre Elustondo, invadiu a área e devolveu para o turco, que dominou e, com uma bela trivela, tirou do goleiro para fazer 2 a 0 ainda no primeiro tempo.

Jogadores do Real Madrid e Real Sociedad disputando a bola durante o confronto (Foto: ANDER GILLENEA / AFP))

Na volta do intervalo, a Real Sociedad partiu para cima e quase diminuiu logo de cara. Em jogada rápida pelo alto, Gonçalo Guedes tocou para a área, Oyarzabal desviou e Pablo Marín finalizou. A bola desviou em Tchouaméni, tirou Courtois da jogada, bateu nas duas traves e não entrou, para desespero dos torcedores.

Pouco depois, os donos da casa finalmente conseguiram diminuir. Após cruzamento, a bola bateu na mão de Carvajal, e o árbitro marcou pênalti. Oyarzabal cobrou com categoria, deslocando Courtois para fazer 2 a 1.

O gol incendiou a partida e fez o técnico Xabi Alonso mudar a postura do Real Madrid. Valverde entrou no intervalo no lugar de Brahim, e, já com o placar apertado, o treinador colocou Fran García na vaga de Vini Jr e Raúl Asencio no lugar de Ceballos. Com isso, o time ficou mais defensivo, apostando em compactação e contra-ataques esporádicos.

A Real Sociedad aproveitou a superioridade numérica para dominar a posse de bola, mas esbarrou na solidez defensiva do Real Madrid. Courtois fez defesas seguras em chutes de média distância, enquanto Militão comandou a zaga e cortou bolas perigosas dentro da área.

Nos minutos finais, o Real Madrid se fechou com todos os jogadores atrás da linha da bola. Sem espaços, a Real Sociedad insistiu em cruzamentos e bolas paradas, mas não conseguiu furar o bloqueio. A torcida da casa empurrou até o fim, mas o placar permaneceu 2 a 1 para os visitantes.

O que vem por aí?

Após a derrota, a Real Sociedad tenta se recuperar contra o Real Betis, na próxima sexta-feira (19), às 16h (de Brasília), pela 5ª rodada de La Liga. O Real Madrid volta a campo antes, nesta terça-feira (16), na estreia da Champions League contra o Olympique de Marseille, também às 16h (de Brasília).

✅ FICHA TÉCNICA

Real Sociedad 1x2 Real Madrid
4ª rodada — La Liga

🗓️ Data e horário: sábado, dia 13 de setembro às 11h15 (de Brasília)
📍 Local: Reale Arena, em San Sebastian (ESP)
🥅 Gols: Mbappé (RMA 12'/1T); Arda Güler (RMA 44'/1T); Oyarzabal (RSO 10'/2T)
🟨 Cartões amarelos: Zubeldia (RSO), Barrenetxea (RSO), Mbappé (RMA)
🟥 Cartões vermelhos: Huijsen (RMA)

🔵 Real Sociedad (Técnico: Sergio Francisco)
Álex Remiro; Elustondo (Aramburu), Zubeldía, Caleta-Car, Sergio Gómez; Gorrotxategi (Karrikaburu), Pablo Marín; Gonçalo Guedes, Goti (Carlos Soler), Barrenetxea; Oyarzabal

⚪ Real Madrid (Técnico: Xabi Alonso)
Courtois; Carreras, Huijsen, Militão, Carvajal (Trent); Tchouaméni, Ceballos (Asencio), Arda Güler (Alaba); Brahim (Valverde), Mbappé e Vini Jr (Fran Garcia);

📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

Siga o Lance! no Google News