Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Os mais emblemáticos campeões da LaLiga nos últimos tempos

Com a possibilidade de os merengues levantarem o título da La Liga nesta quinta-feira, confira alguns dos campeões mais memoráveis e emblemáticos do torneio

Divulgação/LaLiga
Escrito por

O Real Madrid entra em campo nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília), contra o Villarreal, em casa, e, em caso de vitória, levanta a taça do Campeonato Espanhol pela 34ª vez em sua história. Por conta desta ‘final’ se aproximando, separamos a seguir uma série de cinco campeões memoráveis e emblemáticos da competição.

Para começar, falemos dos próprios merengues. Entre 1985 e 1990, a chamada ‘Quinta del Buitre’ venceu cinco títulos consecutivos da La Liga, liderada pelo herói da cidade, Emilio Butragueño, e estrelas como Jorge Valdano e Hugo Sanchez, que venceu quatro prêmios consecutivos de artilheiro, entre 84 a 88, e depois novamente em 89 e 90.

Depois dessa dinastia, veio o rival Barcelona com o ‘Dream Team’ de Johan Cruyff, entre 1990 e 1994. Já uma lenda do clube, o holandês retornou ao Barça e levou o clube a quatro títulos consecutivos, com uma mistura de estrelas internacionais (como Hristo Stoichkov, Michael Laudrup e Ronald Koeman) e talentos nacionais (casos de Andoni Zubizarreta, Jose Maria Bakero e um certo Pep Guardiola). Uma curiosidade é que os blaugranas conquistaram três La Ligas consecutivas de uma forma um tanto quanto dramática: no último dia da temporada.

É impossível esquecer do Deportivo La Coruña nesta trajetória. Uma das finais mais memoráveis do torneio aconteceu na temporada 1999/2000, quando o clube finalmente conquistou o seu primeiro, e até o momento único, troféu da La Liga, depois de anos batendo na trave (ficou em segundo em 93/94 e 94/95). A equipe, chamada depois de ‘Super Deportivo’, contava com inúmeras estrelas, casos de Roy Makaay, Noureddine Naybet, Diego Tristan e, é claro, o brasileiro Djalminha.

Pouco depois, foi a vez de o Valencia triunfar. Depois de ter chegado à final da Liga dos Campeões em 2000 e 2001 (ficando com o vice em ambas), Rafa Benítez chegou para substituir Hector Cuper em 2001 e o efeito foi instantâneo: o título da La Liga em sua primeira temporada no comando do time. Vale lembrar que a equipe era conhecida por seu poder ofensivo, com Pablo Aimar, John Carew e Mista, mas também forte atrás, com Roberto Ayala. Depois de uma ligeira queda em 2002/03, o clube voltou com força total na temporada seguinte, conquistando a segunda taça sob comando de Benítez – além da Copa da Uefa.

Por fim, o exemplo mais recente. Entre uma série de campeonatos ganhos por Barcelona e Real Madrid, há a histórica conquista do Atlético de Madrid em 2013/2014, sob o comando do argentino Diego Simeone e estrelas como Diego Costa, David Villa e Arda Turan. O título nacional veio no último dia da temporada, na casa do Barcelona, em uma verdadeira decisão, já que se o clube culé vencesse, seria campeão. Foi uma conquista histórica, ainda mais depois de perder a Champions para o Real Madrid, cravando o mantra mais famoso de Simeone: ‘jogo a jogo’.

Nesta temporada, o Real Madrid é o líder da competição com 83 pontos conquistados, à frente do Barcelona, que tem 79 e também tem jogo nesta quinta, contra o Osasuna, no mesmo horário.