Jovem perde 38 parentes pelo ebola e cria clube para buscar reintegração
Time já tem mais de 130 integrantes e tem o lema de acabar com o preconceito com os sobreviventes da epidemia que assolou Serra Leoa e matou cerca de 10 mil pessoas

A epidemia do ebola foi, enfim, encerrada de forma oficial na semana passada. Porém, a luta dos sobreviventes ainda será longa. Principalmente contra o preconceito nos países infectados. Em Kenema, sul da Serra Leoa, um jovem de 24 anos, que perdeu 38 parentes por causa da doença, resolveu utilizar o futebol para reaproximar as pessoas da cidade, e transformou a falta de esperança em motivo de orgulho.
O drama de Erison Turay começou em meados de 2014. Um dia chegou em casa e o seu pai disse que muitos estavam infectados. Até então, o jovem ainda não. Mas como não havia ambulâncias, levou todos de moto para o hospital. Acabou contagiado, tratou-se e se recuperou. Ao contrário de muitos famliares.
- Alguns morreram em junho, julho... Aos poucos fiquei sozinho, perdi a esperança - conta Turay, que sonha em ser jornalista de rádio, em entrevista ao "New York Times".
O lema do recém-criado Kenema Ebola Survivors FC é claro: facilitar a reintegração dos jovens sobreviventes na sua comunidade, promovendo a união através de um esporte muito amado no país, reduzir o medo e o estigma social. A ideia surgiu através de uma conversa com a médica francesa Nadia Wauquir, voluntária em Serra Leoa no combate ao vírus.
- Um dia ele me contou que tinha a ideia de fazer algo para ocupar o muito tempo livre que tinha agora. Perguntei o que mais gostava de fazer, e ele respondeu que era jogar futebol - explicou a médica à rede BBC.
'Se o meu pai estivesse vivo, estaria orgulhoso de mim', diz o criador do clube de Kenena
Com a vida voltando aos poucos ao normal, o clube foi enfim criado. A ideia era, além de integrar os sobreviventes do ebola de Kenema, que, traduzindo, é o nome da equipe, dar uma atividade às pessoas. Já são mais de 130 integrantes de diversas idades, entre homens e mulheres.
- Quando estamos jogando futebol podemos esquecer o passado. Eu me sinto feliz ali, como se estivesse no céu - emociona-se Turay, lembrando do preconceito que os sobreviventes sofrem:
- Quando se entra em uma loja, as pessoas falam: "olha, um sobrevivente, não o deixem entrar aqui". Isso me faz sentir com ebola novamente.

Em campo, o time feminino estreou melhor. De forma sugestiva, os jogos foram contra a equipe formada por voluntários. As mulheres venceram por 2 a 0, enquanto os homens perderam por 5 a 0. Para Turay, mero detalhe.
- É verdade que não ganhamos, mas as pessoas aceitaram jogar conosco. Não tiveram problemas em nos tocar. São os nossos irmãos - disse.
O Kenema Ebola Survivors foi inscrito na federação local. Algo fundamental para o desenvolvimento. O campo de uma escola primária é o local de treinos, que ocorrem três vezes por semana. Diversas ajudas já foram recebidas, como doações de bolas, apitos, luvas de goleiros e outros itens.
- Se o meu pai estivesse vivo, estaria orgulhoso de mim. As coisas ficaram difíceis, mas ainda não estamos mortos. Por isso, enquanto conseguir viver, tenho de ter esperança - concluiu.

Futebol Internacional
Volante brasileiro acerta com clube da Rússia; jogador esteve na mira do Botafogo
Há 5 horas
Futebol Internacional
Clube europeu acerta a contratação de joia do Bahia
Há 6 horas
Futebol Internacional
Barcelona encaminha acordo com Borussia Dortmund por Adeyemi, astro da seleção alemã
Há 6 horas
Copa do Mundo 2026
Bélgica mantém sina: eliminada por campeões mundiais em Copas e Eurocopas; veja
Há 6 horas
Copa do Mundo 2026
Quem é o goleiro 'vilão' da Bélgica na Copa do Mundo?
Há 7 horas
Futebol Internacional
Manchester United recua por Éderson e mira ex-Flamengo como novo alvo
Há 8 horasMais LANCE!

Merino salva novamente a Espanha e sonha com título da Copa: 'Muito feliz'

Dê suas notas: Espanha supera Bélgica e está nas semifinais da Copa do Mundo

Merino marca novamente, Espanha bate a Bélgica e vai à semifinal da Copa

Brasileiro marca seu primeiro gol na Champions League; veja vídeo

França garante premiação milionária por classificação na Copa do Mundo

Fala de Jorge Jesus sobre Neymar viraliza: 'Ficou bem nítido'

AO VIVO: Assista ao duelo entre Espanha e Bélgica com o Lance!TV

Christian se despede do Cruzeiro após acerto com o Krasnodar

De volta para casa? Atacante Wesley é oferecido ao Corinthians

Memphis é monitorado por clube mexicano enquanto Corinthians tenta avançar por renovação

Novo técnico de Portugal, Jorge Jesus diz que deu fim a Neymar no Al-Hilal: 'Tu, finish'

Portugal anuncia Jorge Jesus como novo técnico da seleção

Benfica x Flamengo: onde assistir e prováveis escalações para o amistoso






