Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jonas é o maior artilheiro da Liga Portuguesa nos últimos 10 anos

Atacante brasileiro, que se aposentou em 2019, lidera relação dos maiores goleadores do Campeonato Português desde 2010; Compatriota Lima é o segundo colocado

Jonas fez história com a camisa dos Encarnados (Foto: Divulgação/Benfica0
Escrito por

Definitivamente o ano de 2019 foi especial para Jonas. Na temporada em que encerrou sua carreira como atleta profissional, o ex-atacante de Guarani, Santos, Grêmio, Portuguesa, Valencia-ESP e Benfica-POR, comemorou mais um recorde. Nos últimos dias do último ano, a Primeira Liga de Portugal divulgou uma lista dos seus maiores artilheiros desde o início de 2010. E Jonas liderou a relação com folga.

Autor de 110 gols em 132 jogos, todos pelo Benfica, o brasileiro natural de Taiúva, no interior de São Paulo, deixou bem para trás o compatriota Lima, que, defendendo Benfica, Braga e Belenenses, anotou 83 (confira abaixo a lista dos cinco primeiros).

- Não tinha ideia disso, mas fiquei feliz e orgulhoso com essa marca. Vivi temporadas maravilhosas em Portugal e, graças a Deus, consegui transformar esse bom momento em números individuais e conquistas coletivas, que acaba sendo mais importante. De nada adiantaria ter feito todos esses gols, mas não ter sido campeão. É o título que marca uma carreira – explica Jonas.

Os melhores resultados da carreira de Jonas vieram justamente na passagem pelo Benfica, onde permaneceu por cinco anos. Contando todas as competições, foram 183 jogos e 137 gols, quatro títulos da Liga de Portugal – sendo duas vezes artilheiro e eleito o melhor da competição, dois da Taça da Liga, dois da Supertaça e um da Taça de Portugal - quando também foi o artilheiro.

- Foi especial, não me canso de falar. Só tenho a agradecer pela oportunidade de ter jogado no Benfica e ter construído uma história assim - completa.

Aos 35 anos, 14 dedicados ao futebol profissional, Jonas parou com 300 gols marcados e 12 títulos conquistados.

A trajetória no Benfica foi tão marcante que contou com uma despedida especial do até então camisa 10. Ovacionado por 55 mil pessoas que encheram o Estádio da Luz, em Lisboa, Jonas foi recebido no gramado pelo presidente Luis Filipe Vieira diante de todas as taças que ajudou a conquistar. A despedida dos gramados aconteceu no dia 10 de julho, em jogo contra o Anderlecht.

LISTA DOS MAIOR ARTILHEIROS DO PORTUGUÊS ENTRE 2010 E 2020:

110 gols: JONAS– Benfica
83 gols: Lima – Benfica, Braga e Belenenses
76 gols: Bas Dost – Sporting
76 gols: Jackson Martínez – Porto e Portimonense
68 gols: Cardozo - Benfica