Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jogador do Real Madrid se envolve em polêmica e sofre intolerância religiosa; entenda

Caso aconteceu nas redes sociais, em confronto entre atleta e jornalista

Vinícius Jr e Rüdiger em treino do Real Madrid (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)
Escrito por

Nas redes sociais, o zagueiro Antonio Rüdiger, do Real Madrid, foi alvo de intolerância religiosa por parte de um jornalista alemão. Em sua conta oficial no X, o defensor celebrava o período do Ramadã, de acordo com os costumes do Islamismo, mas foi atacado por Julian Reichelt, ex-chefe do periódico "Bild".

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

🚨 ENTENDA A SITUAÇÃO
No dia 11 de março, Rüdiger publicou uma foto de cunho religioso, apontando o dedo indicador de sua mão direita para o alto. O gesto é um símbolo de gratidão habitualmente feito pelos muçulmanos no período do Ramadã.

Entretanto, no domingo (24), Reichelt afirmou em sua conta pessoal no X que o gestual é considerado pela Proteção de Constituição Alemã como próprio do Estado Islâmico. No dia seguinte, o jogador e a Federação Alemã de Futebol (DFB) entraram com uma ação na Justiça de Berlim, alegando "insulto, difamação e sedição, além de discurso de ódio".

O Ministério Federal do Interior, em defesa do zagueiro, disse que o gesto é entendido como uma "confissão da fé, e classificado como nada problemático em relação à segurança pública, não tendo a ver com a utilização do Estado Islâmico para seu próprio propósito". Contestando o processo, o jornalista seguiu firme em seu posicionamento.

➡️ Clube europeu avalia saída do campeonato local para ingressar em La Liga

- Descobri através da mídia que Rüdiger e a DFB me processaram. Este gesto foi completamente ressignificado por terroristas nas últimas duas décadas. Ele indiscutivelmente virou a celebração de assassinos islâmicos de todo o mundo, de pessoas que mataram gente em Berlim e trouxeram desastre ao mundo. Temos uma normalização de uma ideologia terrível que já dominou muito espaço no nosso país. O dedo levantado do Islamismo não pertence à Alemanha, e eu não vou deixar que ninguém me impeça de seguir dizendo isso - disparou o periodista.

O processo ainda não teve segmento, mas é provável que haja um desfecho nos próximos dias. De toda forma, o defensor do Real Madrid estará disponível para a seleção da Alemanha no amistoso contra a Holanda, que será realizado nesta terça-feira (26), às 16h45 (horário de Brasília).

Rüdiger em ação pela Alemanha (Foto: GES/DFB)