A vitória do Barcelona por 1 a 0 sobre o Real Madrid no clássico de ida das semifinais da Copa do Rei foi marcado pelo bom desempenho defensivo dos culés, que chegou a ser destacado pelo treinador Xavi. Parte disso passou pelo jogo do zagueiro uruguaio Ronald Araujo. A imprensa catalã se rendeu à atuação do defensor de Rivera que foi considerado como o grande obstáculo do brasileiro Vinícius Jr.
O jornal "Mundo Deportivo" descreveu o uruguaio como a ''Kriptonita'' de Vinícius e definiu a partida do zagueiro como algo irretocável, jogando como lateral direito para anular o ponta:
+ Confira os 20 times do mundo que mais receberam interações no Instagram em janeiro
- O brasileiro não marcou um único gol contra o Barcelona quando Araujo jogou como lateral e Ronald o secou novamente ontem. Vinícius acabou enlouquecido e, milagrosamente, completou a partida. Vinicius continuou sem encontrar a chave para superar Ronald, que se encarregou de cobrir qualquer estágio do brasileiro, que tentou entrar, também sem sucesso.
O diário "Sport" também definiu Araújo como uma "barreira intransponível" para o brasileiro e que junto aos seus companheiros de zaga, fechou o lado esquerdo, sem dar qualquer porta de saída para Vini Jr.
- E ele fez isso de novo. Auxiliado em diversas ocasiões por Koundé e Frenkie de Jong, chegou a atrapalhar o atacante brasileiro em mais de uma ocasião , que costuma ver uma barreira intransponível no uruguaio toda vez que as duas seleções se enfrentam - destacou o jornal da Catalunha.