Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Guerra da Ucrânia: Uefa confirma punições e anuncia novas sanções contra clubes e seleções da Rússia

Entidade que controla o futebol europeu diz que clubes seguirão fora de competições internacionais na próxima temporada e que seleção está rebaixada na Nations League

Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, confirmou novas punições contra a Rússia (Foto: FABRICE COFFRINI / AFP)
Escrito por

Mesmo com mais de dois meses depois do início da guerra militar na Ucrânia, a Rússia segue sendo punida na esfera esportiva. Nesta segunda-feira, a Uefa anunciou diversas decisões do Comitê Executivo e confirmou algumas punições já anunciadas, além de ter revelado novas sanções contra clubes e seleções russas.


Assim como aconteceu no início dos confrontos, a exclusão das competições seguirá valendo para clubes (Champions League masculina e feminina, Europa League e Conference League) na próxima temporada. Desta forma, por exemplo, o Zenit, que conquistou o Campeonato Russo no último sábado, não jogará a Champions. A priori, o clube entraria na fase de grupos.

+ Veja a tabela e os jogos da Nations League

A principal novidade, porém, é a não participação da seleção russa na Nations League. A equipe foi automaticamente classificada como quarta colocada do Grupo 2 da Liga B e será rebaixada para a Liga C da competição.

A Rússia também foi excluída da Eurocopa feminina, que acontecerá em julho, na Inglaterra. A seleção de Portugal entrará no lugar. Outra novidade é que as russas não poderão jogar as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023, e, desta forma, estão fora do Mundial.

+ James Rodríguez busca novo clube: veja nomes de seleções que andam “sumidos”

A Rússia tinha a intenção de sediar a Eurocopa de 2028 ou de 2023. O Comitê Executivo da Uefa, entretanto, vetou a candidatura e classificou como "não elegível".