Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa deve mudar formato do Mundial de Clubes e avançar por 48 seleções na próxima Copa do Mundo

Reunião da entidade nesta sexta nos EUA pode definir algumas mudanças na competições, realizando o Mundial de quatro em quatro anos e ampliando número de países na Copa

Mundial de Clubes e Copa do Mundo podem ter formato modificado (Foto: AFP/MLADEN ANTONOV)
Escrito por

Uma reunião que será realizada nesta sexta-feira em Miami, na Flórida, deve mudar os rumos de algumas competições no futebol. De acordo com o 'Globoesporte.com', o conselho da Fifa deve aprovar uma nova formatação para o Mundial de Clubes, além de avançar na definição da Copa do Mundo do Qatar com 48 seleções em 2022.

"Novo" Mundial de Clubes
O atual torneio entre os clubes que é disputado todos os finais de ano reunindo os vencedores da competições continentais seria substituído por um campeonato com um novo modelo. A Fifa deseja realizar um Mundial de quatro em quatro anos com 24 vagas, sendo seis para a América do Sul. O torneio também serviria como forma de substituir a Copa das Confederações, torneio considerado como fracasso técnico e de público pela própria entidade.

Assim sendo, as vagas se distribuiriam da seguinte forma: 8 para a Uefa, 3 para a Ásia, 3 para a África, 3 para a Concacaf, 6 para a Conmebol e 1 para a Oceania. Os critérios de classificação para 'novo' mundial serão definidos pelas próprias confederações. A Uefa não vê com bons olhos os novos moldes da competição, uma vez que obrigaria as equipes europeias a jogar mais vezes numa temporada, mesmo que seja apenas de quatro em quatro anos.

Copa do Mundo com 48 seleções
Além das mudanças no Mundial de Clubes, a alta cúpula da Fifa quer mexer nos moldes da Copa do Mundo. A entidade pretende organizar o torneio com 48 seleções, proposta que já foi aprovada para 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá, mas Gianni Infantino, presidente da Fifa quer que a medida seja antecipada para 2022, no Qatar.

Segundo um estudo, encomendado pela própria entidade, afirmou que é possível a antecipação da mudança, desde que o Qatar aceite dividir a Copa com alguns países vizinhos como Kuwait, Omã, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Arábia Saudita. Uma só nação com um número restrito de estádios não suportaria a quantidade de partidas que seriam realizadas.

No entanto, um grande problema pode emperrar o possível aumento no número de seleções. Emirados Árabes, Bahrein e Arábia Saudita, impuseram um bloqueio econômico ao Qatar em 2017, que vigora até hoje. O país sede, por sua vez, também não deseja dividir o torneio com esses países. O Conselho deve apresentar uma proposta de divisão com Omã e Kuwait, países mais neutros na região. O projeto será entre ao Congresso da Fifa, num evento em Paris, onde numa votação mais ampla, os 211 países filiados à entidade decidirão sobre a expansão ou não da Copa do Mundo.