Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa anuncia primeiras sanções contra a Rússia

Jogo em campo neutro, sem torcida, sem hino e bandeira do país são as punições impostas à Rússia no futebol<br>

Fifa anuncia punições à Rússia devido a invasão à Ucrânia (Foto: Divulgação / Fifa)
Escrito por

A Fifa anunciou neste domingo o primeiro pacote de sanções contra a Rússia, devido ao conflito militar com a invasão à Ucrânia. As medidas foram tomadas em coordenação com a Uefa, seguindo as recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI).

> Grupo com atletas brasileiros consegue deixar Ucrânia em meio à invasão russa

Entre as medidas impostas estão:

- Nenhuma competição internacional será disputada na Rússia. A seleção russa terá seus jogos como mandante em campo neutro e sem público, não poderá competir sob a bandeira do país e seu hino não poderá ser tocado.

- A associação que representa a Rússia deve participar de qualquer competição com o nome de ‘União de Futebol da Rússia’ (RFU) e não ‘Rússia’.

As sanções podem ser reavaliadas de acordo com as novidades da ação militar da Rússia na Ucrânia. Existe a possibilidade de que a seleção russa seja expulsa das Eliminatórias para a Copa do Mundo no Qatar.

O próximo compromisso da Rússia é no dia 24 de março, quando a equipe enfrenta a Polônia, pela repescagem das Eliminatórias da Europa. O duelo, que estava previsto para ser com o mando dos russos, terá que mudar de local. Nesta semana, o presidente da Federação da Polônia se recusou a jogar contra a seleção russa.

Por parte da Rússia, antes do comunicado da Fifa, a Federação do país disse que ‘não vê qualquer fundamento’ para cancelar o jogo com a Polônia pelas Eliminatórias. Com as punições anunciadas neste domingo, é provável que a Rússia volte a se manifestar.