Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

L! Espresso: Vexame do River mostra fragilidade atual do continente

Hoje, os clubes sul-americanos estão mais perto de perder de times inexpressivos do que superar o europeu

River Plate foi eliminado do Mundial de Clubes pelo Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos (Foto: AFP)
Escrito por

Se a final da Libertadores já foi uma sucessão de constrangimentos, a pá de cal foi sacramentada ontem, quando o River Plate conseguiu a proeza de ser eliminado nos pênaltis para o Al Ain, dos Emirados Árabes, após empate por 2 a 2. Nove dias apenas separaram a final sul-americana disputada na Espanha do fim do sonho do bicampeonato millonario no Mundial de Clubes da Fifa. Para piorar, foi derrotado por um time que nem foi campeão continental e só está lá pela vaga destinada a um clube do país-sede. Mas o fracasso do River não é um fato isolado e confirma a fragilidade dos clubes do continente no torneio. Desde que passou a ser disputado neste novo formato, em 2005, é a quarta vez que um time sul-americano é eliminado em sua partida de estreia: Inter, Atlético-MG, Atlético Nacional e, agora, River. Nas últimas dez edições do Mundial, apenas o Corinthians (2012) impediu que um europeu levantasse o troféu. Os clubes sul-americanos, especialmente os de Brasil e Argentina, continuam exportando diversos jogadores para as principais potências do mundo, mas não apenas os craques fora-de-série. Uma Libertadores de destaque já é capaz de esvaziar elencos que já carecem de grandes nomes. A meta de derrotar Chelsea, Barcelona ou Real Madrid em "má fase" vai se tornando um sonho cada vez mais distante. Hoje, os clubes sul-americanos estão mais perto de perder de times inexpressivos do que superar o europeu. O retrato atual, no entanto, não diminui o tamanho da vergonha.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises e contextualização de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.