Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex-Corinthians, Romarinho relembra gol na final da Liberta e diz: ‘Penso em voltar ao Brasil um dia’

Autor do gol do time paulista na partida de ida contra o Boca Juniors em 2012, o atacante está há cinco anos fora do Brasil. Hoje, Romarinho defende o Al Ittihad, da Arábia Saudita

Romarinho tem se destacado no exterior e marcou dois gols no Mundial de Clubes de 2017 pelo Al Jazira (Divulgação)
Escrito por

Desde o segundo semestre de 2014 fora do Brasil, quando o Corinthians o vendeu para o El Jaish, o atacante Romarinho vem se destacando no exterior. Autor do gol da primeira partida da final da Libertadores em 2012 pelo time paulista, o jogador de 27 anos conversou com o LANCE! e relembrou o grande momento. Hoje no Al Ittihad, o atleta também falou sobre as temporadas no exterior e uma possível volta ao Brasil.

Temporadas no El Jaish (QAT)
Após se destacar pelo Corinthians no primeiro semestre de 2014, Romarinho despertou o interesse do El Jaish que o comprou por 8 milhões de euros (cerca de R$ 23,4 milhões na cotação da época). Mesmo atuando pela primeira vez fora do país, o atacante demostrou rápida adaptação e marcou 21 gols em 31 partidas na primeira temporada com o clube do Qatar.

Na segunda temporada pelo time qatari, Romarinho manteve a boa fase e balançou as redes 20 vezes em 38 partidas, contabilizando também sete assistências. Foi nesta temporada também, que o atacante conquistou seu primeiro título no país, levantando a Copa do Qatar. Na última época pela equipe, o jogador marcou 21 gols e deu três passes para gol em 33 jogos.

- No início teve a questão da adaptação, sim, por conta da língua, clima diferente, cultura, mas para mim até que foi tranquilo. Quando as coisas dão certo dentro de campo a parte de fora fica mais fácil de lidar. Consegui fazer boas temporadas, com gols, e tudo fluiu muito bem - disse Romarinho, que emendou:

- O tempo no El Jaish foi muito bom, na minha primeira experiência no país. No começo é um pouco complicado, mas consegui me acostumar até que rápido e foram três anos muito bons. Fizemos boas campanhas nas competições, conquistamos um título e recebi grande carinho dos torcedores - completou o atacante ao L!

Romarinho atuou por três anos no El Jaish (Divulgação/El-Jaish)

Período no Al Jazira e Al Ittihad
Depois de uma passagem bem sucedida pelo Qatar, o jogador se transferiu para os Emirados Árabes, onde acertou com o Al Jazira. No clube árabe, o jogador também teve bom desempenho, marcando 17 gols em 42 partida, somando também 11 assistências. Foi no Al Jazira onde Romarinho disputou o Mundial de Clubes de 2017, onde balançou as redes duas vezes, sendo uma delas na semifinal contra o Real Madrid.

- O Al Jazira é um grande clube dos Emirados, está entre os maiores. Lá eles têm um grande carinho com os brasileiros, pois muitos já atuaram no clube. Eles nos tratam muito bem e nos dão todo o suporte para pensar apenas em jogar futebol. Estive apenas um ano lá, mas foi bem gratificante e uma passagem marcante na minha carreira, já que pude disputar o Mundial de Clubes - comentou o atacante.

Um ano depois de assinar com o Al Jazira, o jogador de 27 anos foi contratado pelo Al Itthad, clube que ainda defende na Arábia Saudita. Na última temporada, primeira com a equipe saudita, Romarinho seguiu com a boa fase e marcou 18 gols em 41 partidas, contribuindo também com três assistências. O atleta revelou que, assim como o time, teve algumas dificuldades no início, mas encerrou bem a época.

- Temos um time bom e tradicional no país. Infelizmente, acabamos não fazendo uma grande temporada, mas terminamos muito bem. O início não foi legal, mas depois melhoramos e conseguimos finalizar em alta. Eu também me vi um pouco assim, com algumas dificuldades no começo, mas depois as coisas aconteceram, os gols saíram e fui feliz. A expectativa agora é a melhor possível, de fazer um bom ano, em busca dos títulos - disse o jogador.

Atacante jogou por um ano em 2017/18 no Al Jazira  (Reprodução)

Gol contra o Boca e volta ao Brasil
Um dos momentos mais marcantes da carreira de Romarinho aconteceu há sete anos, quando o Corinthians disputava a final da Libertadores contra o Boca Juniors. Contratado naquele mesmo ano (2012), o jogador, que havia se destacado pelo Bragantino, saiu do banco de reservas para marcar o gol do time paulista no jogo de ida da decisão. Romarinho entrou aos 38 minutos do segundo tempo, e aos 39, balançou as redes na Bombonera, empatando a partida em 1 a 1. Na volta, no Pacaembu, o Corinthians conquistou o título vencendo o jogo por 2 a 0.

- Com certeza é um momento marcante da minha carreira, que nunca vai sair da minha cabeça. E acredito que também não vai sair nunca da cabeça dos corintianos (risos). Recebo muitas mensagens e muito carinho por conta desse gol e, consequentemente, do título que conseguimos. Ali eu entrei já no final, mas muito confiante. Tive a chance e consegui marcar. Nem eu acredito direito e o pessoal ali falava isso, que não tinha como ter dimensão do que aconteceu - relembrou o atacante.


Há quase cinco anos fora do Brasil, o jogador pensa em voltar a atuar nos gramados nacionais. Por aqui, além de Corinthians e Bragantino, Romarinho já vestiu as camisas do Desportivo Brasil-SP, São Bernardo e Rio Branco-SP. No início de 2019, o Corinthians tentou repatriar o atacante, mas a negociação não se concretizou. O atacante, que ainda tem vínculo com o Al Ittihad até 2021, revelou que os sauditas não costumam facilitar as vendas.

- Pretendo voltar ao Brasil, sim, mas tenho ainda mais dois anos de contrato aqui. Então é algo que não tem como pensar ainda. Recentemente teve a questão do Corinthians, que acabou sendo pública, tentando a contratação. Mas o pessoal aqui não costuma vender fácil, até porque investiram um alto valor para que eu viesse. Mas tudo no seu tempo e o momento agora é de pensar em fazer uma grande temporada no Al Ittihad - finalizou Romarinho.

Gol de Romarinho na final da Libertadores em 2012 (Eduardo Viana)