Após ser apresentado pelo Zenit, Gerson fez sua estreia pela equipe de São Pestesburgo, na vitória, de virada, por 2 a 1 sobre o Rostov, pela primeira rodada do Campeonato Russo. O agora camisa 9 foi acionado pelo técnico Sergei Semak entrou no intervalo, quando a equipe perdia por 1 a 0, e atuou por ao todo, 46 minutos.
Em campo, o meia entrou e atuou como segundo volante, atuando ao lado do colombiano Wilmar Barrios. Ele se movimentou, deu lançamentos, sofreu faltas e também deu passes importantes. Além disso, também ter tido participações importantes.
Em sua estreia pela equipe de São Petesburgo, Gerson teve 89% dos passes completos (32/36) e acertou um passe decisivo. Além disso, teve 40 ações com a bola e não teve nenhuma finalização durante seu período dentro de campo.
A vitória do Zenit foi construída no segundo tempo, após o atual campeão russo ter ido para o intervalo perdendo por 1 a 0, gol marcado por Komarov. Na segunda etapa, o colombiano Mateo Cassierra deixou tudo igual e Andrey Mostovoy virou e deu números finais a disputa.
Chegada a uma equipe conhecida por receber brasileiros
O atual campeão russo, o Zenit é um time conhecido por receber muitos jogadores brasileiros, nomes como Hulk e Malcom passarram pela equipe de São Petesburgo nos últimos anos. A maioria dos jogadores são atraídos pelo alto poder de investimento do clube, que é patrocinado pela empresa estatal Gazprom.
O último atleta a ser convencido pelas altas cifras foi o meia Gerson, que chegou após o Zenit ter sacramentado uma negociação junto ao Flamengo pelo seu ex-capitão, que foi contrato por 25 milhões de euros (R$ 160 milhões, na cotação atual) pagos a vista ao Rubro-Negro.