Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Clássicos na Inglaterra e na Espanha: o que esperar dos brasileiros no fim de semana europeu

Arsenal de Martinelli e Jesus tem pela frente o Chelsea de Thiago Silva, enquanto o Real Madrid de Vini Jr visita o Sevilla

Vini Jr anotou dois gols em seis jogos no Campeonato Espanhol (Foto: Reprodução/Instagram)
Escrito por

A rodada de fim de semana do futebol europeu terá muitos clássicos. Logo após o retorno da Data Fifa, o Arsenal de Gabriel Jesus e Martinelli enfrenta o Chelsea de Thiago Silva no Stamford Bridge, enquanto na Espanha, Vini Jr e Rodrygo tem a missão de conduzir o Real Madrid a uma vitória contra o Sevilla fora de casa.

Apesar do entusiasmo, a Seleção não entregou seu melhor na paralisação para as Eliminatórias, empatando em casa com a Venezuela e perdendo em Montevidéu para o Uruguai. Confira com o Lance! os brasileiros que podem se destacar na Europa.

BRILHO DECISIVO
No dérbi londrino mais aguardado da temporada, o Arsenal vai até Cobham para um duelo contra o Chelsea pela Premier League. Nos últimos sete duelos entre os dois rivais, são seis vitórias dos Gunners, contra apenas uma dos Blues. A equipe de Mikel Arteta aposta no bom momento de Gabriel Martinelli, que vem sendo decisivo e marcou o gol solitário do triunfo sobre o Manchester City na última rodada.

➡️ Você quer trabalhar no seu clube do coração? Matricule-se no curso Gestor de Futebol e entenda como!

Gabriel Martinelli tem 34 gols em 137 jogos pelos Gunners (ADRIAN DENNIS / AFP)

Gabriel Jesus, por outro lado, vai tentando se afirmar como titular no esquema novamente, mas seus números contra o Pride of London não são tão empolgantes. Somando as passagens por Arsenal e City, são 14 jogos, com apenas dois gols marcados e uma assistência. Ainda assim, deve receber a oportunidade de iniciar o jogo. Para bloquear a dupla brasileira, o zagueiro Thiago Silva é uma das principais esperanças da equipe comandada por Mauricio Pochettino, mas seu desempenho contra os oponentes deste sábado não anima: são seis derrotas, dois empates e só uma vitória contra o Arsenal ao longo da carreira.

Outro confronto aguardado da rodada fica por conta de Manchester City e Brighton. Comandantes de dois dos times mais ofensivos da Europa, Guardiola e Roberto De Zerbi têm sido beneficiados por brasileiros na temporada. De um lado, Ederson, agora titular da Seleção Brasileira, vive bom momento nos Citizens; o goleiro terá a missão de parar João Pedro, ex-Fluminense, que vem voando com a camisa dos Seagulls e já marcou contra o outro gigante de Manchester, o United, na temporada.

➡️ Guardiola elogia técnico do Brighton antes de duelo pela Premier League: ‘É o meu sucessor’

No segundo clássico local da rodada, o Liverpool de Jürgen Klopp enfrenta o Everton de Sean Dyche. O dérbi já teve ocasiões com múltiplos brasileiros em campo, mas desta vez, apenas o goleiro Alisson deve estar entre os 22 iniciantes. O arqueiro tem boas recordações do Merseyside Derby, com oito jogos, três gols sofridos, seis clean sheets e quatro vitórias.

DUPLA LETAL
Na Espanha, o agito de sábado ficará por conta dos rivais de Madrid, com compromissos diferentes. Vinícius Jr e Rodrygo, muito criticados por suas atuações apagadas contra o Uruguai, viajam até a região da Andaluzia para enfrentar o Sevilla. Vini, inclusive, gosta do jogo contra os Palanganas: são seis vitórias em sete jogos, além de um golaço marcado na última temporada, dando a vitória aos merengues.

O Atlético de Madrid perdeu Yannick Carrasco para o mundo árabe na última janela de transferências, mas quem tomou conta do setor esquerdo foi o brasileiro Samuel Lino. Em grande forma, Lino tem um gol e duas assistências em seis jogos de La Liga, e é uma das válvulas de escape de Simeone para o duelo difícil contra o Celta de Vigo, no Balaídos.

No domingo, o Barcelona de Xavi entra em campo buscando melhorar a forma na temporada, já que ocupa apenas a terceira posição do Campeonato Espanhol, e recebe o Athletic Bilbao. Raphinha, em março deste ano, marcou o único gol da vitória blaugrana no San Mamés, mas será desfalque neste fim de semana por conta de uma lesão na coxa que o tirou dos jogos da Seleção na Data Fifa.

➡️ Robozinho em ação! Filho de Cristiano Ronaldo assina com novo clube

OUTROS CANDIDATOS
Em compromissos mais tranquilos na Inglaterra, Bruno Guimarães e Joelinton devem estar à disposição de Eddie Howe no confronto entre Newcastle e Crystal Palace; Lucas Paquetá, fora da Seleção por possível envolvimento em esquemas de apostas, vai desfilando nos campos europeus em 2023-24 e visita o Aston Villa no Villa Park.

Lucas Paquetá marcou duas vezes e deu uma assistência em 10 jogos na temporada (Divulgação / West Ham)

Já na Itália, o Napoli de Natan, ex-Flamengo, vai defendendo seu título nacional, mas não consegue engatar boa sequência. Ao menos, o defensor entra em campo neste sábado em jogo fácil contra o Verona, fora de casa. No domingo, será a vez de Bremer, zagueiro da Juventus, atuar; a parada é difícil, enfrentando o Milan de Stefano Pioli no San Siro. Danilo e Alex Sandro, lesionados, estão fora.

Por fim, na França, o Paris Saint-Germain de Marquinhos, capitão da equipe, recebe o Strasbourg neste sábado. Foi uma Data Fifa difícil para o brasileiro, apontado por falhar nos dois gols da vitória uruguaia, mas o histórico é positivo: tem um gol marcado em quatro jogos contra a equipe visitante, além de duas vitórias. O tento foi anotado em duelo da última temporada, cabeceando para o fundo da rede na vitória por 2 a 1.