Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chivas ganha a Copa do México e acaba com a “maldição”

Após só acumular vice-campeonatos nas finais que disputou desde 2006, Chivas Guadalajara derrota León fora de casa e volta ao topo

Divulgação/Chivas Guadalajara
Escrito por

Clube mais popular e dono da maior torcida do México, o Chivas Guadalajara acabou nesta quinta-feira com o seu jejum de títulos de quase uma década ao derrotar por 1 a 0 o Léon, fora de casa, em Guanajuato, na final da Copa do México-2015 (Apertura).

O jogo foi bem equilibrado e o gol da vitória ocorreu aos 25 minutos da etapa final, quando Alanís cobrou uma falta pela esquerda e encontrou William Yarborough desmarcado. Este cabeceou para as redes. Depois disso, o Chivas se fechou e segurou o resultado que pode qualificá-lo para a Libertadores-2016 como México 3. O Chivas agora espera o vencedor do Apertura do Campeonato Mexicano (que só termina no dia 26/12) para fazer um mata-mata. Caso o Chivas venha a ser campeão também do Apertura, o time se qualifica automaticamente para a Libertadores como México 2.

Há nove anos, desde o Apertura-2006, que o Chivas não ganhava um título relevante e amargara no período três vice-campeonatos: na Liga dos Campeões da Concacaf -2007 (que vale vaga para o Mundial de Clubes) ao perder nos pênaltis para o Pachuca;  na Libertadores-2010, caindo diante do Internacional; e na Copa do México-2015 (Clausura) -2015, quando perdeu a decisão para o Puebla.

Vale lembrar que o Chivas Guadalajara, de acordo com o último ranking da Fifa, conta com 30,8 milhões de adeptos, sendo considerado como o dono da segunda maior do mundo, atrás do Flamengo (33 milhões) e logo à frente do arquirrival América (26,4 milhões), Corinthians (24 milhões) e Boca Juniors (16,4 milhões), que formam o Top5 (o primeiro europeu, por esta pesquisa, é a Juventus). O Chivas é o segundo maior vencedor do Campeonato Mexicano (tem 11, contra 12 do América) e juntamente com o América, jamais caiu de divisão em seu país.