Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caso Negreira: Uefa se junta a entidades espanholas e abre investigação contra o Barcelona, afirma jornal

Federação europeia afirma que houve violação de seu regulamento por parte dos catalães

Aleksander Ceferin, presidente da Uefa (Foto: FABRICE COFFRINI / AFP)
Escrito por

O jornal espanhol "Marca" informou, na manhã desta quinta-feira, através de sua rádio, que a Uefa decidiu abrir investigações contra o Barcelona em relação ao Caso Negreira. Para a entidade europeia, o clube catalão violou o regulamento disciplinar, o que, baseado no termo 4º do artigo 31º, confere à Uefa acionar a utilização de investigações por parte de sua comissão de ética e disciplina dentro dessa violação do quadro jurídico.

O Caso Negreira explodiu quando o Barcelona foi acusado de fazer pagamentos à empresa do ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Árbitros espanhol, José María Enríquez Negreira, em troca de favorecimentos das equipes de arbitragem nas partidas. Os pagamentos ultrapassaram os R$ 26 milhões e duraram entre 2011 e 2018, nas gestões de Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu.

Recentemente, novas provas ligadas ao caso foram divulgadas. Uma conversa do filho de Negreira, Javier Enríquez, com o ex-diretor esportivo do Barcelona, Albert Soler, foi exposta. Nesta conversa, Javier tentava convencer Soler de que o árbitro Jesús Gil Manzano havia ajudado o Barcelona em uma partida de Copa do Rei contra o Atlético de Madrid. Além disso, o próprio Negreira enviava presentes para outros árbitros, como cartões personalizados, comidas e ingressos para outros jogos

A Uefa, portanto, se junta à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e ao corpo jurídico da La Liga como as entidades que estão investigando o caso através de promotores privados após a denúncia do Ministério Público ser aberta.