A Indonésia pode se candidatar-se para sediar a Copa do Mundo de 2034, em candidatura conjunta com Austrália, Malásia e Cingapura. O quarteto competiria com a Arábia Saudita, anunciada como grande favorita e único país na disputa até aqui. A informação é do jornal francês "RMC Sport".
A Fifa já havia definido que o Mundial de 2034 será realizado na Ásia ou na Oceania. Desta forma, apenas candidaturas de países destes continentes serão consideradas. O combinado, no entanto, é considerado asiático, mesmo a Austrália pertencendo ao outro continente; o país é filiado à Confederação Asiática de Futebol por conta do baixo nível de competitividade local.
+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!
O presidente da Federação Indonésia de Futebol afirmou estar em negociações com a Austrália para receberem conjuntamente a Copa do Mundo. Além disso, disse ter visitado Malásia e Cingapura e que a resposta de ambos países foram positivas.
- Estamos em negociações com a Austrália. E quando visitamos a Malásia e Singapura, os dois países expressaram a ideia de se juntar à Indonésia e à Austrália - admitiu o chefe da Federação Indonésia de Futebol.
+ Seis países, três continentes e um novo formato: entenda como será a Copa do Mundo de 2030
Assim, a Arábia Saudita ganha concorrência para sediar a Copa do Mundo de 2034. No entanto, os sauditas seguem como grandes favoritos e estão investindo na liga e no futebol local pensando no Mundial. A meta inicial era receber o torneio em 2030, mas a concorrência com os combinados sul-americano (Uruguai, Paraguai e Argentina) e europeu-africano (Marrocos, Espanha e Portugal) fez com que a meta fosse adiada para quatro anos depois.