Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil terá trio de arbitragem na Copa do Mundo de futebol feminino

Competição acontecerá no segundo semestre de 2019, na França

Inez, Edina e Tatiana (Foto: Divulgação)
Escrito por

Com três brasileiras, a Fifa divulgou nesta segunda-feira os nomes das 27 árbitras e das 48 bandeirinhas para a Copa do Mundo de futebol feminina, que será disputada em 2019, na França. Ao todo, 42 países estão representados, com 24 seleções. 

A árbitra brasileira será Edina Alves Batista, do Paraná. O país tem ainda duas auxiliares: Neuza Back, de Santa Catarina, e Tatiane Sacilotti, de São Paulo. A Copa do Mundo Feminina da FIFA França 2019 será disputada de 7 de junho a 7 de julho em Grenoble, Le Havre, Lyon, Montpellier, Nice, Paris, Reims, Rennes e Valenciennes. A final terá lugar em Lyon no domingo, 7 de julho de 2019.

A preparação delas para a Copa começou com um grupo inicial de árbitras e árbitras assistentes de todo o mundo em setembro de 2015, quando a FIFA iniciou oficialmente o projeto de arbitragem de mulheres da Road to France 2019.

Como parte deste projeto, seminários preparatórios foram realizados nos últimos três anos para árbitros e árbitros assistentes, com foco na proteção dos jogadores e na imagem do jogo, bem como na consistência na interpretação das Leis do Jogo. A especialização técnica, a compreensão do futebol, a capacidade física e a capacidade de ler o jogo e as abordagens táticas das equipas em cada partida foram os principais tópicos abordados nestes seminários.

As árbitras selecionadas para a próxima Copa do Mundo Feminina da FIFA, a competição mais importante do esporte feminino, demonstraram suas habilidades em torneios anteriores, incluindo a Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA Jordânia 2016 e Uruguai 2018, bem como a FIFA sub-20, Copa do Mundo Feminina em Papua Nova Guiné em 2016 e neste verão na Bretanha, França.

A preparação continuará para as selecionadas entre o momento atual e o começo da França 2019. Haverá uma série de outros seminários preparatórios, enquanto os instrutores de arbitragem da FIFA realizarão o trabalho de observação e fornecerão apoio e orientação contínuos.