Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Benfica, Porto e Sporting iniciam a briga pelo título do Campeonato Português neste final de semana

Encarnados buscam o 38º título nacional e o segundo consecutivo, enquanto os Dragões buscam desbancar sua hegemonia; por fora, os Leões querem voltar a conquistar o troféu

Caio Lucas, Alex Telles e Bruno Guimarães são os destaques dos times portugueses (Foto: Divulgação)
Escrito por

Ela está de volta! A Primeira Liga, como é carinhosamente chamado o Campeonato Português, vai ter a sua largada neste final de semana. O primeiro jogo é entre Portimonense e Belenenses, nesta sexta-feira. Benfica, atual campeão, estreia neste sábado contra o Paços de Ferreira, assim como o Porto, que joga contra o Gil Vicente, fora de casa. Outro candidato ao título, o Sporting joga no domingo, contra o Marítimo.

Ao LANCE!, o jornalista do jornal português A BOLA, Gonçalo Guimarães, comentou sobre a disputa do título da Liga, que ficará mais uma vez entre os gigantes do país e deu um panorama sobre a rivalidade entre os clubes.

- Teoricamente a hegemonia no futebol português era para ser dividida por três clubes (Benfica, Porto e Sporting), que são os três maiores do país, mas a verdade é que o Sporting é um clube em permanente instabilidade e com constantes ‘tiros nos pés’ e por isso não tem conseguido ter sucesso no futebol, mesmo com uma academia de formação que durante muitos anos foi a melhor e produziu muitos talentos, entre eles Figo e Ronaldo, Bolas de Ouro. O Porto teve um domínio particularmente acentuado nos últimos 30 anos. O Benfica passou por momentos conturbados e começou a se erguer com consistência faz uns 15 anos. Só nos últimos anos voltou a ganhar com regularidade e consistência, e o FC Porto teve uma quebra, deixou de acertar tanto nas decisões, sobretudo de contratações. Benfica e Porto têm atualmente maior capacidade financeira e melhor organização do que o Sporting, por isso estão uns passos à frente e vão dominando em Portugal, com enorme rivalidade. O Sporting por vezes se aproxima, mas falta sempre qualquer coisa e a ansiedade também não ajuda. Nos últimos anos o SC Braga vem ganhando alguma força, mas por enquanto só chega para ser o maior clube dos menores - disse.

BENFICA
O atual campeão perdeu o atacante Joâo Félix (negociado ao Atlético de Madrid), mas esta foi a única grande baixa do treinador Bruno Lage que, após assumir na metade da temporada passada, fez o time realizar um returno praticamente perfeito, atropelar o Porto (inclusive com vitória na
casa do rival) e alcançar o titulo.

Por isso, as contratações foram pontuais, Como as dos atacantes
Raúl de Tomás (ex-Real Madrid e que estava no Rayo Vallecano, por 320 milhões de euros) e Carlos Vinicius, brasileiro que estava no Rio Ave, para as vagas de João Félix e Jonas (que se aposentou). Caso não perca nenhum jogador-chave até o fim da janela europeia (no fim de agosto) seguirá fortíssimo e franco favorito.

PORTO
É, na teoria, o único capaz de evitar o título do Benfica. Mas vive um momento de turbulência. Isso acontece porque é grande a possibilidade de o time perder
o atacante Marega, seu principal jogador e cobiçado por vários clubes europeus.

O time já não conta com Eder Militão (hoje no Real), além de Felipe e Brahimi. A diretoria foi ao mercado e contratou muitos jogadores medianos, sendo os mais caros os meias Shoya Nakajima e Mateus Uribe. Os destaques: o brasileiro Alex Telles, lateral-esquerdo, e Danilo, volante titular da seleção portuguesa.

SPORTING
Mais uma vez entra como incógnita, tendo em vista a sua crise crônica (política e financeira), que o faz oscilar entre candidato a título numa temporada e mero
coadjuvante em outra. Fez contratações pouco midiáticas (Rosier, lateral francês que estava no Dijon).

O treinador holandês Marcel Keizer ainda não sabe se contará com seu principal jogador, o meia Bruno Fernandes, cotadíssimo no mercado europeu após a temporada fantástica que fez em 2018-2019, quando tornou-se o meia que mais gols marcou numa única temporada na história do futebol europeu.

Como precisa desesperadamente de dinheiro para quitar dívidas e tem o jogador mais valorizado do país (não sairá por menos de R$ 300 milhões), tudo indica ficará ainda mais fragilizado. O lateral argentino Acuña e o atacante holandês Bas Dost são os jogadores mais relevantes do elenco.

CORRE POR FORA
Como vem acontecendo nos últimos dez anos, mais uma vez o Sporting de Braga aparece como o candidato entre os times fora do trio dos grandes que pode surpreender. O zagueiro brasileiro Breno Viana e o atacante português Trincão são os destaques. O foco é abocanhar um lugar no Top-3.