Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atleta formado por empresa de Felipe Melo é draftado para jogar na MLS

A Next Academy, que tem o volante Felipe Melo como sócio, preparou o português João Moutinho para estudar e jogar futebol nos EUA. Lateral vai atuar pelo Los Angeles FC

João Moutinho foi draftado pelo Los Angeles FC, clube que estreia na liga nesta temporada (Foto: Divulgação)
Escrito por

A Next Academy, empresa brasileira que prepara jovens atletas para jogar futebol por universidades e high schools americanos através de bolsas de estudo, tem seu primeiro atleta na MLS (Major Soccer League). Trata-se do português João Moutinho, de 20 anos, que conseguiu, já em seu primeiro ano nos Estados Unidos, ser a primeira escolha do SuperDraft, evento em que os 23 clubes da liga escolhem novos atletas para fazerem parte de seu elenco, realizado nesta sexta-feira, no estádio do Orlando City, em Orlando, na Florida. O jovem jogador irá atuar pelo Los Angeles FC, que fará sua estreia na competição nesta temporada.

Homônimo do craque do Monaco e da seleção portuguesa, Moutinho começou sua história na Next Academy de Lisboa, em Portugal. Após passar pela preparação física, técnica e pelas provas de inglês, o jogador foi escolhido pela Universidade de Akron, de Ohio, onde iniciou os estudos e passou a atuar pelos Akron Zips, equipe da instituição, em 2017. Lateral-esquerdo, João participou de 24 jogos na liga, marcando três gols e dando cinco assistências, e muitas vezes ainda atuou fora de posição, como zagueiro.

Antes mesmo de participar do SuperDraft, o talento de João Moutinho já havia chamado a atenção. O garoto assinou contrato com a Generation Adidas, programa que é uma parceria entre a MLS e a Adidas, que tem o objetivo de trabalhar no desenvolvimento de jovens promessas do futebol nos EUA e Canadá. Através deste programa, Moutinho pôde participar do draft, destacou-se e foi o melhor jogador da seletiva, que o tornou jogador do Los Angeles.

- Nunca imaginei que isso pudesse acontecer quando vim jogar nos Estados Unidos. Joguei no Sporting, que me deu boas bases, e agradeço também a Next por me mostrar esse caminho. Vir jogar e estudar por uma grande universidade nos EUA me deu mais uma chance de chegar ao profissional, mas não imaginava que seria tão rápido e de uma maneira tão mágica. Aqui é realmente o país das oportunidades - disse Moutinho.

A Next Academy, que tem o volante Felipe Melo, do Palmeiras, como sócio, possui academias de futebol espalhadas por todo o Brasil e em Portugal. Ao todo, são 28 franquias brasileiras e outras duas em Lisboa, de onde João Moutinho foi revelado. No início de janeiro, a Next Academy também assumiu a gestão do time Palm Beach Suns FC, do condado de Palm Beach, na Flórida. A equipe, que passou a se chamar Next Academy Palm Beach, disputa a liga PDL (Premier Development League) e é uma das principais reveladoras de atletas para a MLS.