Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex-árbitros opinam sobre gol polêmico na vitória do Panamá

Além de reconhecerem o erro de interpretação do juiz na jogada de um dos gols do triunfo panamenho por 2 a 1 sobre a Costa Rica, e apontam dificuldade do lance

Panamenhos celebram classificação à Copa do Mundo (RODRIGO ARANGUA / AFP)
Escrito por

A classificação do Panamá para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 rendeu festa e uma boa dose de polêmica. Na vitória por 2 a 1 sobre a Costa Rica, o placar foi aberto pelos panamenhos com um gol "fantasma": em lance confuso, Elias Pérez dividiu com um adversário e, além de sofrer um pênalti, a bola não ultrapassou por completo a linha da meta.

Mesmo com a confusão até o gol ser assinalado, ex-árbitros não veem o lance como suficiente para uma possível anulação do jogo. Comentarista de arbitragem da ESPN, Sálvio Spinola detalhou que trata-se de uma interpretação errada:  


- Não chega a ser considerado erro de direito, passível de anulação do jogo. Neste lance, o árbitro não errou por desconhecimento da regra. Na verdade, houve uma interpretação errada dele do lance do gol do Panamá. A bola não chegou a entrar no gol, mas sua decisão fica como definitiva - afirmou, ao LANCE!.

Spinola reconheceu a dificuldade para o árbitro interpretar a jogada do gol: 

- Além de não contar o recurso do "gol ou não-gol" naquele momento, muita coisa ocorreu na mesma jogada para o árbitro interpretar.

Comentarista de arbitragem da Rede Globo, Leonardo Gaciba também apontou que foram sucessivas jogadas para o juiz avaliar:

- Foi um erro de interpretação, e um "erro de fato" é considerado normal. Ainda mais em um lance como este, que ocorreram várias situações ao mesmo tempo. Ficou muito difícil para a parte técnica - disse, ao LANCE!.

Gaciba ainda indicou qual caminho a arbitragem tem de seguir em lances como este:

- A opção do árbitro tem de ser pelo consenso com a arbitragem. Foi uma jogada em que há dúvida de "gol ou não-gol" e também há a interpretação de um pênalti. É preciso muita cautela até apontar o reinício do jogo.