6e771dd9-b226-4729-869e-da978b8e27f6_IMG-20250103-WA0000-aspect-ratio-1024-1024
Tiago Teixeira Mendes
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes
Dia 20/05/2025
06:30
Compartilhar

José Mourinho, técnico do Fenerbahçe, encerrou sua primeira temporada no futebol turco sem conquistar títulos e em meio a um crescente conflito com seu principal rival, o Galatasaray. O treinador português não só o time de Okan Buruk levantar os troféus da Copa da Turquia e o Campeonato Turco, mas também provocá-lo abertamente.

➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

O Galatasaray se sagrou campeão da liga com duas rodadas de antecedência, após derrotar o Kayserispor por 3 a 0, deixando o Fenerbahçe de Mourinho a oito pontos de distância. A equipe de Mourinho, apesar de sua vitória sobre o Eyüpspor, não conseguiu evitar o domínio do rival, que também conquistou a Copa da Turquia ao vencer o Trabzonspor por 3 a 0.

José Mourinho em ação no jogo entre Manchester United e Fenerbahçe pela Europa League (Foto: Ozan KOSE / AFP)

Mourinho no epicentro de conflitos na Liga Turca

O estopim do descontentamento de Mourinho na Turquia veio no fim do jogo decisivo: com o placar já em 2 a 0, o Galatasaray cedeu a cobrança de pênalti ao veterano goleiro Muslera, que marcou o terceiro gol e protagonizou uma cena simbólica ao ser abraçado por todos os companheiros. O gesto foi interpretado como uma provocação direta ao treinador português.

- O modo como se celebra um título diz muito sobre o caráter de uma equipe. Forçar o goleiro a cobrar um pênalti aos 90 minutos foi uma demonstração clara do tipo de clube que eles são - afirmou Mourinho.

➡️Crystal Palace jogará uma competição internacional pela primeira vez em sua história

A rivalidade se estendeu às redes sociais, onde o Galatasaray publicou mensagens provocativas, como “No fim, o bem sempre vence” e “Nosso legado está escrito nas estrelas. Apenas os autênticos” - esta última em alusão ao apelido de Mourinho, “The Special One”.

O nome de José Mourinho já esteve ligado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), durante o período em que as negociações com Carlo Ancelotti pareciam enfraquecidas. No entanto, nenhuma conversa aconteceu, e a CBF confirmou posteriormente a chegada do italiano, que assumiu o cargo em março, após a saída de Dorival Júnior.

📲De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

Siga o Lance! no Google News