Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Algum clube do Nordeste já disputou uma final internacional?

Fortaleza é o segundo clube nordestino a jogar uma final internacional

Copa Conmebol e Copa Sul-Americana (Foto: Arte Lance!)
Escrito por

o Leão do Pici garantiu a sua vaga pra a final da Copa Sul-Americana na noite da última terça-feira (3), ao derrotar o Corinthians na Arena Castelão pelo placar de 1 a 0, sendo o primeiro clube do Ceará a chegar em uma final continental. Mas não é o primeiro clube do Nordeste a chegar a uma final de uma competição da América do Sul. O primeiro feito foi do CSA, de Alagoas.

+Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00

O CSA foi finalista da última edição da Copa Conmebol, de 1999, e perdeu a decisão para o Talleres de Córdoba, da Argentina. A Copa Conmebol foi realizada entre 1992 e 1999, e, em um primeiro momento, os participantes eram definidos de acordo com a classificação no Brasileirão do ano anterior - para a Libertadores, iam os campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil.

Depois, com a criação da Copa Mercosul, outros critérios foram definidos para classificação dos brasileiros para a Conmebol. O CSA foi quarto colocado na Copa do Nordeste em 1998. O campeão do torneio nordestino tinha vaga garantida, mas o Vitória recusou, assim como o vice, o Bahia, e o terceiro, Sport. Com isso, o time de Maceió herdou a vaga.

O torneio foi todo disputado em mata-mata. A campanha do CSA começou contra o Vila Nova, de Goiás, que foi o vice-campeão da Copa Centro-Oeste (o Cruzeiro, campeão, jogou a Mercosul). Uma vitória de 2 a 0 para cada lado levou a disputa para os pênaltis e o CSA se deu bem.

Nas quartas da final, o CSA eliminou o Estudiantes, da Venezuela, e voltou a encontrar um brasileiro na semifinal, o São Raimundo, campeão da Copa Norte. O time do Amazonas fez 1 a 0 na ida e o CSA, 2 a 1 na volta. Nos pênaltis, novamente deu o time alagoano.

Escudo do CSA (Foto: Reprodução)

Na decisão, na ida, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o CSA fez 4 a 2 no Talleres e encaminhou o título. Inclusive, vencia por 4 a 1 até os 41 minutos do segundo tempo, quando Astudillo fez o segundo dos argentinos. Na volta, em Córdoba, o Talleres fez 3 a 0, com um gol aos 45 minutos do segundo tempo, e levantou a taça.

O Fortaleza tenta, no sábado (28) às 17h em Punta del Leste (URU), contra a LDU (EQU) conquistar a Copa Sul-Americana e se tornar o primeiro clube nordestino a levantar uma taça internacional, a partida acontecerá no Estádio Campus de Maldonado.