Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ajax perde mais uma no Campeonato Holandês e amarga pior crise de sua história

Gigante holandês sofreu um gol no último minuto na derrota para o Utrecht

Ajax perde mais uma na Eredivisie e vive crise sem precedentes (Foto: Divulgação)
Escrito por

Um dos clubes mais tradicionais do futebol europeu, o Ajax vive aquela que talvez seja a maior crise em 123 anos de história. Neste domingo (22), a equipe de Amsterdã sofreu uma dura derrota por 4 a 3 diante do Utrecht, com gol nos acréscimos, e agora amarga a penúltima posição na tabela do Campeonato Holandês, com apenas cinco pontos em sete jogos disputados.

Alguns fatores podem justificar o calvário vivido pelo Ajax, como a saída do técnico Erik ten Hag, que deixou o futebol holandês para se juntar ao Manchester United no início da última temporada. A diretoria, até o momento, não encontrou um treinador que mantivesse o nível à altura e o Ajax, desde então, não conseguiu se encontrar.

➡️ Você quer trabalhar no seu clube do coração? Matricule-se no curso Gestor de Futebol e entenda como!

Outra situação que ajuda a explicar o péssimo momento do clube foi a saída de Marc Overmars, ídolo do Ajax como jogador e ex-diretor de futebol. Overmars deixou seu antigo posto após confessar ter assediado sexualmente diversas funcionárias do clube em fevereiro de 2022. O Ajax anunciou Sven Mislintat como seu substituto em maio de 2023, deixando o clube sem um diretor esportivo por mais de um ano.

+ No apagar das luzes e com Mourinho expulso, Roma vence Monza pelo Campeonato Italiano

Maurice Steijn, atual comandante da equipe, chegou a reclamar publicamente da janela de transferências ruim do Ajax: "Só Josip Sutalo trouxe uma melhora direta para o elenco. Os 11 restantes precisam ser avaliados nas próximas semanas e meses", disse o treinador na época. Sven Mislintat foi demitido no mesmo dia de um clássico contra o Feyenoord, que foi interrompido quando o Ajax perdia por 3 a 0 e sinalizadores foram atirados no gramado. A partida foi remarcada e a equipe de Amsterdã sofreu mais uma derrota para o seu grande rival, 4 a 0.

Não faz muito tempo que o Ajax figurou entre a elite europeia. Em 2017, o tetracampeão da Champions League jogou a final da Liga Europa contra o Manchester United de José Mourinho, mas acabou derrotado. Dois anos depois, em 2019, o Ajax, já sob o comando de Erik ten Hag, derrubou gigantes como Real Madrid e Juventus, chegando até a semifinal da Liga dos Campeões. Em 2023, a situação é bem diferente e o horizonte não é dos melhores para um dos clubes mais tradicionais do Velho Continente.