Futebol Americano

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

RFA domina prêmios individuais do Campeonato Carioca de Futebol Americano

Equipe formadora de atletas conquistou o 1º título carioca da sua história

Luiza Araripe/Divulgação
Escrito por

Além de ter conquistado o título Carioca de 2022 ao vencer o Flamengo Imperadores no último domingo (29/5) por 6 a 0, o Rio Football Academy (RFA) também foi soberano nos prêmios individuais da competição. A equipe, que é uma tradicional formadora de atletas no Rio de Janeiro, teve três profissionais premiados no torneio estadual.

O treinador Patrick Dutton foi eleito o melhor coach da competição. O kicker Léo, que brilhou na decisão com dois field goals, foi considerado o melhor jogador de ataque. Por sua vez, o norte-americano Carlos Cox ganhou como o melhor defensor do torneio.

Em entrevista à Agência Valinor Conteúdo, o coach Patrick Dutton fala sobre importância desse título para o RFA.

“O campeonato estadual é muito importante. Somos um projeto formador de atletas, uma escolinha e não temos vergonha disso. É uma escolinha que trabalha bem forte os fundamentos, as técnicas e fazemos questão de ensinar o esporte como é feito nos Estados Unidos. Muitos dos nossos meninos estão há oito anos conosco e isso é importante para a cultura do futebol americano. Então, depois desse tempo, colher esses frutos e ganhar quase tudo que participamos mostra que estamos no caminho certo”, destaca.

Sobre a vitória por 6 a 0 sobre o Flamengo Imperadores na final, Dutton explicou que o RFA estudou bastante o ataque adversário para evitar as jogadas entre o quarterback Ramon “Mamão” Martire e Romulo “R40” Ramos.

“O jogo foi bastante apertado. A defesa do Flamengo é muito forte e sabíamos que teríamos que conquistar cada jarda na raça. Por isso, programamos a nossa defesa para parar a qualidade deles, que é o jogo corrido, com o Romulo ‘R40’. Eles têm o quarterback da Seleção Brasileira, o Ramon Martire e buscamos fazer marcação dupla no principal alvo dele. Nossa defesa estava bem postada e terminamos o campeonato sem tomar nenhum ponto”, destacou.

O treinador, que também joga como recebedor do RFA, também enalteceu a partida feita pelo ataque do time. “Na parte ofensiva, nosso ataque teve que caminhar jarda a jarda. Nosso quarterback Vitor Paiva teve um bom jogo e acertou 18 de 21 passes. Ele foi quase perfeito e soube gerenciar bem o ataque. No jogo, eu fui bastante acionado, com oito recepções para 80 jardas. E o nosso kicker teve a responsabilidade de decidir o jogo em dois chutes, valendo três pontos cada um e foi o responsável direto pelo placar de 6 a 0”, detalhou.

O projeto do RFA recebe crianças a partir dos cinco anos para a prática do futebol americano. Mais informações podem ser obtidas no Instagram da equipe.