Futebol Americano

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Qual será o impacto se um jogo da NFL realmente acontecer no Brasil?

Na rota da expansão internacional da principal liga de futebol americano do mundo, o Brasil pode ver a presença da NFL crescer ainda mais, no ano que vem<br>

O Brasil pode ter a chance de receber um jogo dos times da NFL, o que mostra a importância do país no mercado da liga-(Tampa Bay Buccaneers)
Escrito por

Imagine acordar em um domingo de outubro, se arrumar, colocar a sua jersey preferida e partir para o estádio assistir a um jogo da NFL no Brasil. Seja uma partida envolvendo o Tom Brady ou de dois times que não estejam disputando absolutamente nada na temporada, já valeria muito a pena por toda a experiência que será proporcionada. Isso pode, sim, acontecer dentro dos próximos anos no país que até então é mais conhecido por ser o do futebol.

Atualmente, são realizados jogos da NFL fora dos Estados Unidos como parte do projeto de expansão da liga. E nesta semana, foi noticiado no GE e  confirmando pelo L! que o Brasil é um dos mercados-chave para que essa disseminação da marca seja ainda mais forte na América. Calma, isso ainda não quer dizer que teremos jogo em terras brasileiras. Mas é uma faísca interessante que passa a ficar cada vez mais forte.

Desde quando a NFL começou a olhar de forma mais cuidadosa para o Brasil, vimos a base de fãs aumentar de forma exponencial. E não estou falando somente do trabalho que os canais Disney têm realizado de domingo a domingo, na cobertura completa da liga.

Mas sim, da interação e a forma de engajar o público que a própria NFL Brasil tem realizado, por meio da agência Effect Sport, que em 2021 intensificou o projeto e tem mostrado que com uma estratégia voltada para se comunicar com o público local e um trabalho bem estruturado nas mídias sociais é possível, também, deixar esta base de fãs engajada o ano inteiro, para que exista um boom durante a temporada regular.

Só no último fim de semana, inclusive, o perfil oficial brasileiro realizou mais de 50 publicações, sem contar o canal de Youtube “NFL Brasil” criado para também disseminar a liga, com criadores de conteúdo brasileiros.

E isso vem acontecendo, também, com o perfil oficial do New England Patriots, no Brasil. Nele, podem engajar a base de fãs e interagir de uma forma ainda mais próxima com esse público de 27 milhões de pessoas que se declararam fãs da NFL, de acordo com a Kantar Ibope Media. Além disso, é bem provável que esse tipo de estratégia de expansão, inclusive, comece desta forma: com mais perfis oficiais de equipes, em português, interagindo com o público brasileiro, de forma que já é possível ver com alguns times da NBA.

Tudo bem, Danilo. Mas como isso pode se transformar em um jogo no Brasil e o que pode deixar de legado? A partir do momento que a NFL passar a intensificar a quantidade de perfis e investimentos voltados ao público brasileiro, é possível retribuir engajando e acompanhando a liga ainda mais de perto. Esse compartilhamento de ideias pode ajudar a base de fãs - e potenciais clientes - aumentar de forma expressiva e, com isso, a organização passar de fato a planejar uma primeira partida por aqui. E eu já adianto: o interesse existe.

Além disso, é possível que o primeiro jogo a ser realizado no Brasil seja em cidades que estão acostumadas a grandes estruturas com visitantes internacionais. E, como o evento montado para acompanhar essas partidas é diferenciado, é possível aprender - ainda mais - com o todo organizacional e a preocupação com a experiência do cliente. Além de fomentar a economia local, pode ir além: intensificar o desenvolvimento no futebol americano nacional.

Com 442 equipes federadas, de acordo com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), o esporte tem se desenvolvido em um ritmo impressionante no país. e isso acabou refletindo em atletas brasileiros de alta performance que conseguiram vagas em equipes disputadas mundialmente, como no caso do Durval Neto, nos Dolphins, e jogadores que foram para a Liga Europeia, como Otávio Amorim, Murilo Machado e Júnior Briele. Um jogo no Brasil pode acelerar esse desenvolvimento no esporte, pelo interesse causado no público fora da bolha da modalidade e pelo ROI expressivo que traria para as marcas que estivessem investindo.

Assim, mais portas passam a se abrir e a visibilidade pode atrair uma quantidade expressiva de jovens, assim como aconteceu com o Skate no momento pós-olímpico. E é claro que o fã brasileiro da NFL gostaria que a partida já acontecesse amanhã. Mas ainda é preciso paciência para que o processo seja concluído e que aos poucos a liga veja que o público no Brasil pode retribuir tanto quanto países na qual já está estabelecida, como México, Canadá e Inglaterra.