Futebol Americano

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

IAQ: Jimmy Garappolo e o sistema ofensivo dos 49ers são destaques na semana 1 da NFL

Equipe californiana impressionou em jardas obtidas após a recepção logo na semana inaugural da liga de futebol americano

Jimmy Garappolo liderou vitória dos Niners sobre os Lions (Terrell Lloyd/San Francisco 49ers)
Escrito por

Tal como foi ao longo de toda temporada 2020, o Índice de Auxílio ao Quarterback, criado por Rafael Kutter, retorna, em 2021, ao Lance! após a semana 1 da NFL. Na primeira semana, já se destaca algo que foi rotineiramente notado na temporada passada. O sistema de Kyle Shanahan, e a característica dos jogadores escolhidos pelo San Francisco 49ers, privilegiam as jardas após a recepção.

Jimmy Garappolo, que estreou com vitória pelos Niners em 2021 sobre o Detroit Lions, aparece em uma solitária primeira colocação no quesito jardas depois da recepção por passe completo. São cerca de onze jardas por passe, duas jardas a mais que Kyler Murray, do Arizona Cardinals, que vem na segunda colocação.

Na primeira semana da NFL, como é normal, os drops não assustaram muitos quarterbacks. Oito dos 32 que entraram em campo, inclusive, viram seus recebedores pegarem todas as bolas recepcionáveis lançadas em sua direção. A tendência é, contudo, ao longo das 17 semanas da liga esses números serem bem diferentes e darem uma noção maior de quais recebedores têm auxiliado mais seus quarterbacks.

O que é o IAQ
Através de estatísticas de passes dropados (que são possíveis de recepção, mas o recebedor deixa cair), tentativas de passe e jardas conquistadas após a recepção - todas coletadas no site norte-americano Pro Football Reference -, Rafael definiu como os atletas no entorno de um quarterback estavam auxiliando a obter um bom desempenho na NFL.

Ou seja, para cada lançamento possível de ser recebido, foi avaliado se o recebedor deixou a bola cair e quantas jardas ele percorreu após ter a bola em sua mão, contribuindo, assim, para aumentar estatísticas do quarterback e auxiliar nas vitórias.

Claro que há outros dados não contemplados na estatística, como jardas distantes do marcador ao percorrer uma rota – aumentando assim a janela de lançamento do quarterback - ou análises mais subjetivas, como leitura de um recebedor para determinada cobertura. Mas o gráfico tende a dar uma ideia de quais quarterbacks estão melhores assistidos por seu time ofensivo na NFL.