Futebol Americano

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com direito a navio pirata; conheça o Raymond James Stadium, casa do Super Bowl LV

Estádio inaugurado em 1998 irá para sua terceira decisão da NFL 

Raymond James Stadium entrou para a hist[oria da NFL ao sediar o primeiro Super Bowl com a presença da equipe anfitriã. (Reprodução/Tampa Bay Buccaneers)
Escrito por

O simpático estádio com um navio pirata, casa do Tampa Bay Buccaneers, entrou para a história da NFL e nem ainda sediou o Super Bowl LV, marcado para o próximo domingo (7), às 20h30, em Tampa, contra o Kansas City Chiefs.

Pela primeira vez na história da liga, o clube mandante terá o direito de sediar o Super Bowl em seus próprios domínio, feito garantido pela franquia de Tom Brady após o triunfo sobre o Green Bay Packers, na final da Conferência Nacional.

Inaugurado em 1998 depois de quase dois anos de construção, o Raymond James Stadium, “Ray Jay” para os torcedores do Tampa Bay Buccaneers, foi um requerimento de Malcom Glazer, milionário dono da franquia, para substituir o antigo Tampa Stadium, que estava ultrapassado na concepção do proprietário dos Bucs.

Com capacidade para acomodar 65 mil torcedores e módulos de expansão para 75 mil - por conta da pandemia causada pela Covid-19, apenas 22 mil pessoas estarão presentes na decisão -, o estádio passou por reforma em 2016, com o valor das obras, - US$ 160 milhões (R$604 milhões na cotação de setembro de 2015, data da aprovação da reforma) sendo dividido entre a cidade de Tampa e os Buccaneers, que arcaram com quase 80% do valor.

Foram instalados novos sistemas de som e vídeo, incluindo dois telões gigantes atrás das endzones, ampliações de lojas e espaços comuns.

Tiro de canhão

Uma das marcas registradas do Raymond James Stadium é o navio pirata localizado à esquerda da endzone do setor norte do estádio. A estrutura anima a torcida quando o Tampa Bay Buccaneers marca field goals e touchdowns. Para cada FG, os canhões do navio “disparam” três sons de tiros de canhões. Em caso de um TD, o número aumenta para sete tiros.

Réplica de navio pirata é atração à parte da casa do Tampa Bay Buccaneers. (Reprodução/Tampa Bay Buccaneers)

Histórico

Em 2000, o Baltimore Ravens superou o New York Giants por 34 a 7, no Raymond James, diante de mais de 71 mil torcedores, faturando o primeiro SB de sua história. Oito anos depois, o estádio seria palco para a festa do Pittsburgh Steelers que ao passar pelo Arizona Cardinals, por 27 a 23, garantiu a sexta conquista da franquia, até então o maior número de títulos da NFL.

Coincidentemente, a casa do Tampa Bay Buccaneers não recebia um jogo de pós-temporada da NFL desde 2008, quando os Bucs receberam o New York Giants, valendo pelo Wild Card da NFC, mas, apesar do favoritismo, acabaram sucumbindo diante dos visitantes por 24 a 14.