Ciclistas fazem calendário com fotos sensuais para arrecadar verbas

Equipe Memorial Girls, bicampeã do ranking brasileiro, faz iniciativa visando fundos para disputar competições internacionais. Atletas detalham dificuldades financeiras

Veja algumas fotos do calendário<br>Na imagem: Renata Lopes, da Memorial Girls
(Foto: Ivan Storti/Divulgação)

Escrito por

Não é só a expectativa pela Olimpíada que tem agitado os bastidores do ciclismo no Brasil. Em meio a dificuldades para conseguir patrocinadores, a equipe de ciclismo feminina Memorial (Santos), também conhecida como Memorial Girls, decidiu fazer um calendário sensual e vendê-lo para arrecadar fundos. No Rio para a Copa Rio de Janeiro de Ciclismo, que vai acontecer neste domingo, na Enseada de Botafogo, as atletas conversaram com o LANCE! e detalharam suas experiências com o ensaio fotográfico, além dos obstáculos que precisam superar para seguir praticando o esporte em alto nível.

Uma das integrantes da equipe é Ana Paula Polegatch, que deverá ser uma das representantes do Brasil no ciclismo olímpico (o país tem duas vagas certas no feminino [os nomes serão indicados pela confederação nacional] e poderá ter mais uma, dependendo de resultados internacionais até junho). Ela contou os detalhes do ensaio sensual e admitiu que teve de vencer a vergonha.

- Acredito que muitas mulheres tenham vontade de fazer fotos sensuais, mas acabam se reprimindo, tendo vergonha, que era o que acontecia com a gente. Mas aos poucos a gente foi se soltando, com uma incentivando a outra. O calendário tem dois objetivos. Um é mostrar o lado sensual da mulher e o outro é arrecadar fundos para disputar competições internacionais, estas que somam pontos para o ranking olímpico - disse Ana Paula.


No total, 11 atletas participaram do ensaio, que foi comandado pelo fotógrafo esportivo Ivan Storti. O calendário foi lançado em fevereiro, com tiragem inicial de 1000 unidades, custando R$ 50 cada. Ele pode ser comprado através do e-mail [email protected] e também na página da equipe no Facebook.

- O calendário tem feito sucesso, com uma procura enorme. Antes mesmo do lançamento, já tinham muitos encomendados - destacou Ana Paula Polegatch.

Ao seu lado, a companheira de equipe Gisele Gasparotto destacou que o ensaio valoriza as mulheres que praticam o ciclismo.

- É legal valorizar o corpo feminino. Na bike, a gente acaba sendo um pouco masculinizada, pois é um esporte muito masculino e o uniforme esconde um pouco do corpo. Então, foi bom aparecer de uma forma diferente para o público - afirmou Gisele.


Ana Paula e Gisele esperam que o ensaio atraia a atenção de empresas interessadas em patrocinar a equipe. O cenário atual está ruim para o esporte.

- É estranho, pois o ciclismo amador está crescendo de uma forma absurda, mas o ciclismo profissional no Brasil vem caindo. A gente vê empresas interessadas em trazer o público amador a começar a pedalar, mas o amador e o profissional são áreas diferentes. O trabalho de aproximar o público amador de acompanhar o mundo profissional é difícil, mas estamos lutando. Quando a gente conseguir esse elo, os patrocinadores vão olhar para o ciclismo profissional de outra forma - comentou Gisele, para em seguida contar um dos dramas vividos pela equipe:

- A gente não tem um patrocínio de bicicletas, algo que a gente gostaria muito de ter. Cada ciclista da nossa equipe precisa ter a própria bicicleta.

Participaram do calendário, além de Ana Paula Polegatch e Gisele Gasparotto, as ciclistas Valquíria Pardial, Camila Coelho, Mariane Ferreira, Maira Hendi Barbosa e Silvia Augusta da Silva, todas da categoria elite; Luanna Lavelli, Thayná Araújo e Renata Lopes do time sub-23; além de Marcia Fanhani representante do paraciclismo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter