b81b4cb8-45a7-4972-80fe-9025fdbbb9a7_20250131_170213-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes,
Dia 21/09/2025
11:18
Atualizado há 1 minutos
Compartilhar

Com quatro vitórias na temporada da Fórmula 1 (F1) 2025, sendo duas consecutivas, Max Verstappen pode ser uma ameaça a Lando Norris e Oscar Piastri. Mesmo com a McLaren tendo o melhor carro do grid, dominando a campeonato de equipes, a disputa entre os pilotos ainda pode estar aberta, não dependendo apenas do bom carro oferecido a Piastri e Norris. Para ser campeão, Verstappen precisa fazer um desempenho praticamente perfeito. O Lance! te mostra os cenários!

➡️ F1: Verstappen domina, Piastri bate e Bortoleto sem pontos no Azerbaijão

No momento, Max Verstappen soma 255 pontos na F1, Norris tem 299 e Oscar Piastri 324. A diferença dele para o líder Piastri é de 69 pontos. Considerando somente as sete corridas normais que a Fórmula 1 tem pela frente, sem as sprints, o holandês precisa de uma média de 9,86 pontos de vantagem sobre Oscar Piastri em cada Grande Prêmio.

Max Verstappen vence o GP do Azerbaijão de F1 (Foto: Alexander Nemenov / AFP)

Para ter esses 10 pontos de vantagem, Verstappen precisaria vencer as próximas sete corridas, contando com, no máximo, um terceiro lugar de Oscar Piastri em cada uma. Com a primeira posição, o piloto soma 25 pontos, enquanto o terceiro colocado fica com 15 pontos, acima da diferença necessária para Verstappen superar Piastri.

As corridas sprints garantem uma diferença de somente dois pontos do primeiro para o terceiro colocado. Por isso, não foram consideradas nesta projeção, mas elas podem ajudar os três primeiros pilotos do campeonato nos mínimos detalhes.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Confira cenários possíveis para o título de Max Verstappen na F1

  1. Campanha perfeita de Verstappen: se o holandês vencer as próximas sete corridas pela frente e Oscar Piastri for terceiro colocado em todas, Verstappen tiraria 70 pontos da diferença atual, superando os 69 necessários, sagrando-se campeão. Este cenário exige que Verstappen não perca essa diferença de um ponto nas sprints;
  2. Quebra de Piastri: uma quebra de Oscar Piastri com vitória de Verstappen, como neste domingo, já reduziria a vantagem atual do australiano para 44 pontos, facilitando o caminho do holandês;
  3. Aproveitamento máximo: Max Verstappen precisa, também, manter uma campanha constante na F1, sem resultados ruins. Se o holandês abandonar e Piastri vencer, invertendo o cenário anterior, a vantagem do piloto da McLaren já sobe para 94 pontos. Por isso, qualquer erro pode anular as chances de Verstappen ser campeão da F1.
Siga o Lance! no Google News