Max Verstappen (Red Bull) dormiu na liderança do Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 (F1) neste domingo (21). O piloto não saiu da liderança em nenhum momento. O dia foi decepcionante para a McLaren, que teve a batida do líder Oscar Piastri e um amargo sétimo lugar para Lando Norris. Gabriel Bortoleto (Sauber) ficou em 11º, com uma corrida estável, mas saiu sem pontos.
➡️ Reginaldo Leme critica decisão que ‘tirou’ vaga de brasileiro na F1
Diferente da classificação, a corrida foi tranquila, sem bandeiras vermelhas. O único abandono foi de Oscar Piastri, que trouxe o safety car.
Max Verstappen conquistou a sua sexta vitória temporada de 2025 da F1, dominada pela McLaren, mas com certo protagonismo do holandês. O pódio foi completado por George Russell (Mercedes) e Carlos Sainz (Williams).
Como foi o GP do Azerbaijão de F1?
A largada - 1/51
A largada foi tranquilo para os pilotos que puxavam o pelotão. Verstappen seguiu na frente. O problema foi para Oscar Piastri, que não conseguiu largar bem e perdeu muitas posições. Logo depois, o líder do campeonato foi direto para o muro, abandonou, e acionou o safety car. Na volta, nada mudou.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Batida e punição na lanterna do grid - 17/51
Com uma corrida pouco movimentada, na volta 17/51, Alexander Albon (Williams) fez Franco Colapinto (Alpine) rodar. A direção de prova aplicou uma punição de 10 segundos no piloto da Williams.
Pilotos fazem primeiras paradas - 27/51
Na segunda metade da prova, a metade do grid já fez ao menos uma parada. A maioria calçou os pneus médios. Gabriel Bortoleto também já parou e voltou na 16ª posição.
Bortoleto fica perto dos pontos
Largando da 13ª posição no Azerbaijão, o brasileiro tinha um caminho mais difícil para chegar aos pontos. Ele chegou a ser sexto com as primeiras paradas. Quando foi ao box, Bortoleto voltou em 16º e foi subindo no grid. Ele parou na 11ª posição, quando Isack Hadjar (RB) foi uma barreira para o brasileiro. Depois, Bortoleto foi ultrapassado por Albon, mas o brasileiro seguiu em 11º por conta da punição do piloto da Williams.
Primeiro pódio de Carlos Sainz
A campanha de Carlos Sainz no GP do Azerbaijão foi a melhor dele pela Williams. O piloto conquistou o seu primeiro pódio. O espanhol foi favorecido pelas bandeiras vermelhas na classificação, e soube aproveitar neste domingo. Ele saiu da Ferrari nesta temporada, entregando o assento para Lewis Hamilton.