Max Verstappen conquistou a sua sexta pole position na temporada 2025 da Fórmula 1 (F1) durante o Grande Prêmio do Azerbaijão. Carlos Sainz (Williams), Liam Lawson (RB) e Kimi Antonelli (Mercedes) completam as primeiras filas da corrida de domingo. A sessão de classificação neste sábado (20) teve muitas paralisações por batidas, incluindo uma de Oscar Piastri e outra de Charles Leclerc. O brasileiro Gabriel Bortoleto foi 14º.
A sessão de classificação foi marcada por bandeiras vermelhas por conta dos acidentes, sendo maior do que a corrida do GP de Monza.
A classificação teve, no total, seis paralisações. Uma delas foi pela batida de Oscar Piastri, líder do campeonato. Charles Leclerc também bateu no Q3, mantendo um tabu.
Como foi a classificação do GP do Azerbaijão de F1?
Q1
O primeiro terço da classificação foi marcado por bandeiras vermelhas. O primeiro a bater foi Alex Albon (Willliams), seguido de Nico Hulkenberg (Sauber) e Franco Colapinto (Alpine). O acidente de Colapinto encerrou a sessão.
Gabriel Bortoleto ficou boa parte do tempo na zona de eliminação. Ao final, conseguiu alcançar a 11ª posição, encerrando em 13º e indo ao Q2. Lando Norris marcou o tempo mais rápido com 1:41.322. Oscar Piastri, líder do campeonato, foi sétimo.
Eliminados no Q1: Franco Colapinto - Alpine (16º), Nico Hulkenberg - Sauber (17º), Esteban Ocon - Haas (18º), Pierre Gasly - Alpine (19º) e Alex Albon -Williams (20º).
Q2
O início do Q2 foi atrasado para a limpeza da pista por conta do acidente de Colapinto. No retorno, Oliver Bearman bateu e trouxe, novamente, a bandeira vermelha. A sessão só teve os primeiros tempos marcados quando faltavam oito minutos.
Bortoleto marcou a 14ª posição, sendo eliminado no segundo terço da sessão. Lewis Hamilton, da Ferrari, chegou perto, mas também não alcançou o Q1.
Eliminados no Q2: Yuki Tsunoda - Red Bull (11º), Lewis Hamilton - Ferrari (12º), Lance Stroll - Aston Martin (13º), Gabriel Bortoleto - Sauber (14º) e Oliver Bearman - Haas (15º)
Q3
Como toda a sessão, o final não poderia deixar de ser dramático. Charles Leclerc foi ao muro e acionou a sexta bandeira vermelha da classificação. Logo depois, foi a vez do líder do campeonato, Oscar Piastri. Com isso, os pilotos só tiveram três minutos para definir o pole position.
No retorno, Carlos Sainz tinha o melhor tempo, a volta de Lando Norris não conseguiu superar o piloto da Williams. Com o tempo já zerado, Max Verstappen conseguiu alcançar e passar Sainz, cravando a sua sexta pole da temporada.
Conheça Baku
O circuito de Baku fez a sua estreia na Fórmula 1 em 2016, em etapa dominada como Grande Prêmio da Europa. No ano seguinte, em 2017, a prova finalmente recebeu o nome de seu país e passou a ser chamada de Grande Prêmio do Azerbaijão, nome mantido desde então.
O traçado tem 6 km de extensão, percorrendo as ruas de Baku, capital do Ajerbaijão. O circuito tem 20 curvas, apertadas principalmente no trecho do centro histórico da cidade. A composição mescla construções antigas com os altos prédios contemporâneos.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O maior vencedor da etapa é Sergio Pérez, que acumula duas vitórias. A equipe mais vencedora é a Red Bull, que soma quatro triunfos.
GP do Azerbaijão de F1: horários e onde assistir
SEXTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO
🏎️ Treino Livre 1 - 5h30 (de Brasília) | BandSports e F1TV
🏎️ Treino Livre 2 - 9h | BandSports e F1TV
SÁBADO, 20 DE SETEMBRO
🏎️ Treino Livre 3 - 5h30 | BandSports e F1TV
🏎️ Classificação - 9h | Band, BandSports e F1TV ➡️ O Lance! acompanha em tempo real
DOMINGO, 21 DE SETEMBRO
🏎️ Corrida - 8h | Band e F1TV ➡️ O Lance! acompanha em tempo real