Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 21/05/2025
17:08
Compartilhar

Um grupo de jovens invadiu a área restrita do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janiero, para gravar vídeos ao lado da pista de decolagem. A Polícia Federal apura o caso como possível atentado contra a segurança do transporte aéreo, previsto no artigo 261 do Código Penal. O influenciador e bodyboarder profissional Thiago Jatobá, que tem centenas de milhares de seguidores, narra as imagens, publicadas nas redes sociais e posteriormente removidas.

➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

A filmagem mostra o grupo, formado por Jatobá, o irmão, Gabriel Jatobá, e ao menos um amigo, entrando por uma área de mata na Ilha do Governador, onde fica o aeroporto. Eles discutem como pular a divisória de concreto e a cerca farpada antes de entrar na área operacional. “Entramos aqui no aeroporto!”, diz Thiago em uma das falas do vídeo. Em outro trecho, o grupo se abaixa e apaga as lanternas dos celulares para não ser identificado, enquanto um avião se aproxima da decolagem.

A concessionária RioGaleão informou, em nota, que colabora com a investigação e que invasões de pista representam violações graves, podendo configurar diversos crimes e infrações. A Polícia Federal afirmou que investiga a possível prática do crime de exposição ao perigo de aeronave e não descarta a apuração de outros delitos.

O advogado Gabriel de Britto Silva, especialista em direito aéreo, explicou ao "G1"que o crime tem pena de reclusão de dois a cinco anos. No entanto, há possibilidade de medidas alternativas, dependendo da avaliação do juiz sobre a gravidade do episódio, os impactos na operação do aeroporto e o histórico dos envolvidos. Se houver comprovação de busca por vantagem econômica, também pode haver aplicação de multa.

➡️ Letícia Bufoni encontra Tom Cruise durante a premiere de filme em Londres

Thiago Jatobá e o Surfe

Thiago Jatobá é bodyboarder profissional e influenciador digital. Nas redes sociais, o surfista acumula centenas de milhares de seguidores, onde publica conteúdos relacionados a esportes radicais, como bodyboard e surfe em pedras. Natural de Niterói, costuma compartilhar registros de suas aventuras em locais de difícil acesso, o que o tornou conhecido por gravar vídeos em ambientes considerados extremos.

Thiago Jatobá, surfista e influenciador (Foto: Reprodução/ Instagram)
Siga o Lance! no Google News