O Dia do Professor é comemorado no Brasil todos os anos em 15 de outubro, e quem acompanha futebol — ou qualquer outro esporte coletivo — sabe que o termo é usado por aqui também para se referir aos treinadores. Com raras exceções, os jogadores se referem aos técnicos nas entrevistas como "o professor". Mas, como surgiu essa tradição?
➡️Com base do Brasil definida, Ancelotti tem poucas dúvidas a oito meses da Copa
Por óbvio, não há um marco temporal ou alguém que possa ser apontado como aquele que chamou um técnico de professor pela primeira vez. Mas a origem da palavra, e as funções de um treinador, ajudam a entender o motivo.
A palavra professor vem do latim, e significa "aquele que professa", que declara algo em público, que se dedica a algo. O dicionário Houaiss acrescenta que um dos significados é "aquele que dá aulas sobre algum assunto".
Com prancheta na mão, ou simplesmente parado no meio do campo para posicionar atletas e orientar jogadas, um técnico de futebol faz no dia a dia basicamente isso. Ele orienta, ensina o que cada jogador precisa fazer durante o jogo. Afinal, cada vez mais jogar futebol ou qualquer outro esporte não se resume apenas à prática.
"O treinamento esportivo é reconhecido como um processo complexo, em que o desempenho final do atleta ou da equipe é resultado da síntese de diversos fatores. Seu entendimento e explicação são gerados do domínio das informações das Ciências do Esporte, e fundamentalmente pela habilidade e competência que o técnico esportivo tem em tratar adequadamente esse conjunto de elementos presentes no ambiente de treinamento", escreveu Hermes Balbino na tese de doutorado "Pedagogia do treinamento: método, procedimentos pedagógicos e as múltiplas competências do técnico nos jogos desportivos coletivos", que defendeu na Unicamp.
Além do ensino no campo de jogo, muitos técnicos de esportes coletivos são literalmente professores. O tetracampeão Carlos Alberto Parreira, por exemplo, é formado em Educação Física pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos e por muitos anos ministrou aulas e palestras em cursos de especialização.
E como surgiu o Dia do Professor?
O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro desde 1947, e se transformou em feriado escolar no País todo por meio do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
A escolha da data, por sua vez, remete ao Império. Em 15 de outubro de 1827, Pedro I baixou o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, que determinava que "todas as cidades, vilas e lugarejos [do Brasil] tivessem suas escolas de primeiras letras".