Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Panini atende demanda de deficientes visuais e distribui guias em braille do álbum da Copa do Mundo

São cerca de 2.300 guias acessíveis, com informações sobre os jogadores e estádios, para pessoas com deficiência visual

Pedro Maron ficou conhecido após adaptar álbum da Copa para participar das brincadeiras com os colegas (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

A Panini, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, vai lançar em novembro um guia para que deficientes visuais consigam colecionar figurinhas do álbum da Copa do Mundo do Qatar. O assunto veio à tona em setembro, quando o menino Pedro Maron viralizou ao fazer, de forma caseira, uma adaptação no próprio álbum para conseguir brincar com os amigos. 

Na época, o LANCE! conversou com o pai do menino, que contou como Pedro fez a adaptação no álbum. A reportagem também procurou a Panini, que preferiu não se posicionar na ocasião.

- Esse álbum agora, cada seleção tem as páginas de um a 20. Então ele sabe que toda página tem 20 figurinhas, fica mais fácil dele localizar. Mas não tem ainda pra ele o mais importante, a grande emoção é abrir o pacote e saber se a figurinha está ou não. Ele precisa da gente. Nós dizemos qual é a figurinha e depois ele procura - disse o pai, Marcos Barreto.

GUIA NÃO SERÁ COMERCIALIZADO
Para essa edição, serão distribuídos 1.945 guias para instituições parceiras da Fundação Dorina Nowill para Cegos, e para cerca de 200 clientes atendidos na Fundação, além de 200 kits a serem entregues pela Panini.

O kit é composto por um guia em braille dividido em três volumes e um pacote com três figurinhas com aplicação do braille. O guia é uma transcrição em braille completa do álbum e descrição de todas as figurinhas (transcritas em braille com o código alfanumérico).

O kit é consultivo e ficará exposto para manuseio e acesso ao conteúdo por todos atendidos pelas instituições beneficiadas pelo País. Para as pessoas atendidas pela Fundação ou que receberem por meio da Panini, o material também auxiliará na brincadeira, pois poderão adquirir o álbum para interação e colagem das figurinhas.

- O propósito da Fundação Dorina e dessa parceria é possibilitar a autonomia e inclusão das pessoas com deficiência visual em diferentes cenários sociais. Colecionar e preencher o álbum é uma atividade marcante para todos - comenta Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina.

O guia em braille do álbum Copa do Mundo começará a ser entregue neste mês de novembro. As instituições que receberão o material atendem pessoas com deficiência visual em diversas regiões pelo Brasil. O material não será comercializado.

- Juntos com a Fundação Dorina, estamos dando o primeiro passo para o desenvolvimento de produtos com mais inclusão e acessibilidade. Esperamos que seja o primeiro de muitos! O álbum da Copa do Qatar já é histórico por fomentar o início dessa trajetória - diz Carolina Motta, gerente de marketing da Editora Panini.