Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Livro reúne obras de artes críticas aos megaeventos no Rio de Janeiro

O artista plástico e escritor Alex Frechette mapeou obras de arte críticas que surgiram na cidade entre a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Lançamento será dia 22 de março

Alex Frechette mapeou obras de arte críticas aos megaeventos que surgiram no Rio (Foto: Divulgação)
Escrito por

O artista plástico e escritor Alex Frechette mapeou obras de arte críticas aos megaeventos que surgiram no Rio de Janeiro entre a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O resultado desse trabalho virou tese dissertação de mestrado em Turismo na Universidade Federal Fluminense (UFF) e, mais recentemente, um livro. Com o título "Copa pra quem? Olimpíadas pra quem? Arte e megaeventos no Rio de Janeiro – contranarrativas na cidade turística", a publicação será lançada pela editora Circuito, dia 22 de março, no Centro da capital carioca, às 18h.

A pesquisa de Frechette traz um panorama histórico das problemáticas das Olimpíadas e das Copas do Mundo, abordando também as manifestações que antecederam os megaeventos brasileiros, como as Jornadas de Junho de 2013.

A obra traz, ainda, questionamentos às consideradas posições elitistas e excludentes dos megaeventos: as remoções forçadas de famílias em vários morros e favelas, o não cumprimento de promessas relacionadas ao meio ambiente – como a despoluição da baía de Guanabara e da lagoa de Jacarepaguá –, o superfaturamento de várias obras – como a do estádio do Maracanã – e a real possibilidade da Aldeia Maracanã se tornar um estacionamento. O livro une os temas arte e turismo e traz uma crítica .

A pesquisa do artista plástico também deu origem a um vídeo documentário, disponível no YouTube (com o título "Arte e megaeventos no Rio de Janeiro – contranarrativas na cidade turística"), com depoimentos dos artistas citados na pesquisa.

LANÇAMENTO:

Título: Copa pra quem? Olimpíadas pra quem? Arte e megaeventos no Rio de Janeiro – contranarrativas na cidade turística
Data: 22 de março (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Obelisco da Praça Mauá (próximo ao MAR e ao Museu do Amanhã), Centro/RJ
Editora: Circuito
Preço: R$ 35,00
251 páginas