Avatar
Lance!
Espanha (ESP)
Dia 24/05/2023
14:01
Atualizado em 24/05/2023
15:29
Compartilhar

Vinicius Júnior decidiu enfrentar o mundo após ter sido novamente vítima de racismo na Espanha. O brasileiro questionou a arbitragem da partida contra o Valencia, criticou a conivência da La Liga e rebateu o presidente da competição - que tentou culpá-lo pelo ocorrido. A voz do atacante de 22 anos ecoou e ultrapassou fronteiras, chegando a ser o assunto mais buscado na internet em países como Brasil e Bolívia, por exemplo.

E foi pela coragem de Vinicius Júnior, em bater de frente, que a luta contra o racismo deixou de ser apenas em notas oficiais para começar, timidamente, a se transformar em punição. Pessoas envolvidas em ataques ao brasileiro já foram presas, e o árbitro da partida entre Valencia x Real Madrid, no domingo (21), demitido. Para o jornalista espanhol Alfredo Relando, a postura do atacante de 22 anos "desencadeou uma catarse".

Bem, a reação de Valência é bem-vinda se culminar, como esperamos, com a severa expulsão dos culpados e as devidas sanções penais. Bem-vinda esta catarse que Vinicius desencadeou com sua coragem incombustível e bem-vindos todos os gestos de apoio ao jogador, exceto aquela decisão do Comitê de exonerá-lo da bofetada -, e continuou:

Ancelotti disse em que coletiva que a Espanha não é racista, mas que existem racistas, que abundam nos campos de futebol e que as autoridades realmente não estão cientes do que está acontecendo. E ele está certo. E chegou a hora. Este não será um país racista, como protestam em coro as autoridades, mas não incomoda quem está dentro dele -, opinou o jornalista.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Cabe pontuar que a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) retirou o cartão vermelho dado a Vinicius Júnior no jogo entre Valencia x Real Madrid, após o ataque racista. Além disso, a entidade puniu o clube da casa com o fechamento parcial, do setor sul, do Estádio Mestalla.

Siga o Lance! no Google News