Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/01/2023
19:47
Compartilhar

Responsável por ajudar Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Polyvios Kossivas morreu na última semana. O grego invadiu a pista para empurrar o ex-padre irlandês Cornelius Horan, que atrapalhou o brasileiro na corrida. Presidente do COB, Paulo Wanderley, lamentou a morte do homem.

- Naquele momento, Polyvios Kossivas se transformou em um herói do esporte olímpico nacional, por uma atitude que é lembrada e reverenciada até hoje no Brasil e no mundo. O COB lamenta a morte de Polyvios e gostaria de transmitir o mais profundo sentimento aos seus familiares - disse o mandatário, em nota divulgada pelo COB.

+ Polícia montou 'armadilha' para prender Daniel Alves na Espanha

Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a corrida até ser impedido de seguir pelo irlandês. Polyvios, então, entrou no cenário da competição para ajudar o brasileiro a se desvencilhar de Cornelius. A atitude do grego foi importante para o maratonista conquistar a medalha de bronze na prova. O 'salvador' de Vanderlei morreu aos 71 anos.

+ Autoridades de Barcelona elogiam prisão de Daniel Alves: 'Violência sexual não fica impune'

Meses após a Olimpíada de 2004, o grego visitou o Rio de Janeiro a convite do Comitê Olímpico Brasileiro e foi homenageado no Prêmio Brasil Olímpico daquele ano. Em 2016, Vanderlei Cordeiro de Lima foi responsável por acender a pira olímpica nos Jogos do Rio.

Kossivas com Vanderlei no Rio, em 2004 (Divulgação/COB)
Siga o Lance! no Google News