Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Golpe no WhatsApp promete foto de Neymar e causa prejuízos a usuários

Link promete plano de fundo com fotos de Neymar com a camisa do clube escolhido pelo usuário e está sendo disseminado através de mensagens individuais e em grupos

AFP
Escrito por

Um novo golpe atinge os usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp e fãs de futebol. Hackers desenvolveram um vírus que promete personalizar o plano de fundo do aplicativo com imagens do craque da Seleção Brasileira e do PSG, Neymar. O novo golpe já atingiu cerca de 10 mil pessoas nas últimas duas semanas, de acordo com a PSafe, empresa de aplicativos para segurança e performance digital.

O golpe funciona da seguinte maneira: um link promete ao usuário que escolha o clube no qual gostaria de ver Neymar jogando. Após a escolha, o usuário teria, então, um plano de fundo personalizado com a foto de Neymar com a camisa do clube escolhido. O link vem sendo disseminado através das mensagens e de grupos do aplicativo que convidam o usuário a clicar no anúncio.

Para seguir e obter o suposto plano de fundo, o usuário é induzido a baixar um aplicativo chamado ‘Camisa 10’, divulgar para oito grupos ou 15 amigos e preencher seus dados para recebimento de SMS pagos, podendo causar prejuízo financeiro para o usuário.

— O uso da imagem do jogador Neymar, que possui milhões de fãs em todo o Brasil, bem como a iniciativa de solicitar o compartilhamento do link do falso serviço pelo app de mensagens instantâneas, visa aumentar a velocidade de disseminação do golpe e, consequentemente, atrair um grande número de vítimas. É preciso ficar atento ao receber este tipo de conteúdo suspeito de amigos e grupos do qual faz parte no WhatsApp — comenta Emilio Simoni, gerente de segurança da PSafe.

A recomendação é que os usuários de smartphone devem contar com um antivírus com a função ‘antiphishing’ instalada, que checa os links e endereços de websites para averiguar se eles são maliciosos ou não.