Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estrela da WNBA é sentenciada a nove anos de prisão na Rússia

Brittney Griner foi considerada culpada por tráfico de drogas com intenção criminosa

Brittney Griner em quadra (Foto: Barry Gossage / AFP)
Escrito por

Brittney Griner foi considerada culpada pelo tribunal russo, após longo julgamento. O caso da jogadora da WNBA, que já havia se declarado culpada, foi definido, nesta quinta-feira, com uma sentença de nove anos de prisão, além de uma multa de 1 milhão de Rublos, cerca de R$ 85.650, por tráfico de drogas com intenção criminosa. O Presidente dos EUA, Joe Biden chama a sentença de 'inaceitável'.

A defesa da atleta alega que seus os argumentos não foram levados em consideração e afirma que irá recorrer a decisão do tribunal russo. De acordo com o juiz, Brittney terá de cumprir a pena em uma colônia penal na Rússia.

- Nós estamos muito desapontados com o veredito. Como advogados, nós acreditamos que a corte deve ser justa com todos, independentemente da nacionalidade. A corte ignorou completamente todas as evidências da defesa e, o mais importante, a declaração de culpa - afirmou a defesa.

Em declaração, o Presidente dos EUA Joe Biden expôs sua indignação, após divulgação da decisão do tribunal.

- Hoje, a cidadã americana Brittney Griner recebeu a sentença de prisão que é mais um lembrete do que o mundo já sabe: a Rússia está detendo Brittney de forma errada. É inaceitável, e eu digo para que a Rússia a libere imediatamente para que ela possa estar com sua mulher, suas pessoas amadas, amigos e companheiras de time. Minha administração vai continuar a trabalhar incansavelmente e buscar todas as possibilidades para trazer Brittney e Paul Whelan (cidadão americano preso em 2018 sob a acusação de espionagem) para casa em segurança o mais breve possível - disse.

- RELEMBRE O CASO

Presa na Rússia desde fevereiro deste ano, Brittney Griner se declarou culpada na quinta-feira, 7 de julho. A jogadora de basquete norte-americana vinha sendo acusada de tráfico de drogas e assumiu o crime na segunda audiência do seu julgamento.

- Eu gostaria de me declarar culpada, meritíssimo. Mas não houve intenção. Eu não queria infringir a lei. Gostaria de dar meu testemunho mais tarde. Preciso de tempo para me preparar - disse Griner no tribunal.

A pivô foi detida quando estava tentando embarcar no avião com THC (composto da maconha), na forma de óleo de haxixe. O episódio aconteceu no aeroporto de Sheremetyevo, perto de Moscou. O caso segue sendo investigado, e a jogadora pode pegar até dez anos de prisão.

- RÚSSIA NEGOU UM POSSÍVEL ACORDO DE TROCA DE PRISIONEIROS ENVOLVENDO A ATLETA

Governo norte-americano havia feito uma “proposta substancial” para tentar a liberação da jogadora.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova não deu detalhes sobre a troca de prisioneiros por Griner e Whelan. Contudo, ela afirmou que os interesses da Rússia devem ser levados em consideração junto com os dos Estados Unidos e que não houve um “resultado concreto” nas negociações para libertar prisioneiros.

O governo norte-americano sugeriu enviar Viktor Bout, um traficante de armas russo apelidado de "O Mercador da Morte". A história dele fui usada para basear o filme "Senhor das Armas", estrelado pelo ator Nicolas Cage.

Com 31 anos, Griner é jogadora de basquete profissional e atua como pivô do Phoenix Mercury, da WNBA. Ao longo da carreira, a norte-americana conquistou duas medalhas de ouro olímpicas.